Os novos sujeitos da hipermodernidade e suas novas formas de comunicação

multiletramentos e o ensino de língua espanhola por meio do Twitter

Autores

  • Mariane Rocha Silveira Universidade de Passo Fundo https://orcid.org/0000-0002-2462-4876
  • Luciane Sturm Universidade de Passo Fundo
  • Elaine Ribeiro, BR Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Palavras-chave:

Língua espanhola; Multiletramentos; Twitter

Resumo

Nosso objetivo é discutir e evidenciar as potencialidades dos multiletramentos para o ensino de língua espanhola (LE). Partimos do pressuposto de que não é possível ensinar um idioma  isoladamente de seus valores sociais, culturais, políticos e ideológicos. Há objetivos que vão além do foco puramente linguístico, portanto, o novo idioma deve favorecer a interação, sob o viés intercultural, na diversidade, por meio das múltiplas linguagens que circundam nossa sociedade. Considerando o contexto de hipermodernidade e o perfil ubíquo do novo leitor, o ensino de LE necessita alinhar-se a perspectivas teóricas contemporâneas, a fim de prover uma aprendizagem significativa. Deve, portanto, contribuir com a formação de indivíduos com capacidade crítica e consciência social, criativos e conscientes da diversidade que constitui nosso mundo, local e globalmente.  Diante disso, ilustramos nossa discussão por meio do Projeto ¡Viva Frida!, buscando contribuir com práticas de leitura e de escrita inovadoras e atrativas ao jovem aprendiz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Rocha Silveira, Universidade de Passo Fundo

Possui Mestrado em Letras - área de Leitura e Formação do Leitor (UPF), especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola (UPF); especialização em Tradução de Espanhol (Gama Filho); graduação em Letras - Língua Portuguesa e respectivas literaturas (UPF); graduação em Letras - Língua Espanhola e respectivas literaturas (UPF). Atualmente, é professora da Universidade de Passo Fundo, atuando nas disciplinas de Leitura e Produção de Textos, Língua Espanhola, Literatura em Língua Espanhola e Estágios Supervisionados. Também atua como professora de Produção Textual no Centro de Ensino Médio Integrado UPF.

Luciane Sturm, Universidade de Passo Fundo

Mestre e doutora em Letras - Linguística Aplicada/Ensino de Língua Estrangeira pela UFRGS. Professora do Curso de Letras UPF.

Elaine Ribeiro, BR, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Erechim (2002), especialização em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira (2008) e Mestrado em Letras na área de Estudos Linguísticos pela Universidade de Passo Fundo. No momento cursa Doutorado em Letras na Universidade de Passo Fundo. Foi orientadora educacional IIIl do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) Erechim/RS, onde também exerceu a função de Coordenadora Pedagógica. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Literatura e Linguística. Atualmente é professora titular, com dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Campus Fraiburgo, em Santa Catarina. 

Downloads

Publicado

03-08-2020

Como Citar

Silveira, M. R., Sturm, L., & Ribeiro, E. (2020). Os novos sujeitos da hipermodernidade e suas novas formas de comunicação: multiletramentos e o ensino de língua espanhola por meio do Twitter. Revista Desenredo, 16(3). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/11528

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)