A Pedagogia da variação linguística no Estágio Supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.11505Palavras-chave:
Pedagogia da variação linguística, Estágio supervisionado, Relatório de estágioResumo
Há pelo menos duas décadas, vivenciamos o esforço de inserir, no ambiente acadêmico, textos e discussões que ampliem o conhecimento do futuro professor de Língua Portuguesa sobre a diversidade linguística, movimento que deve contribuir para a ampliação da pedagogia da variação linguística no ambiente escolar. Com o intuito de colaborar com esse movimento e esforços, nosso trabalho buscou compreender quais as estratégias teórico-metodológicas que alunos estagiários do curso de Letras utilizam para ministrar aulas com o tema da variação linguística na fase de intervenção do Estágio Supervisionado. Para tanto, foram analisados 10 (dez) relatórios, produzidos na disciplina de Estágio Supervisionado, na fase de intervenção. Os principais resultados apontam que os alunos estagiários utilizam-se de diversificados gêneros textuais para o trabalho com o tema da variação, optando por trabalhar questões sonoras (no plano intralinguístico) e por trabalhar questões geográficas (no plano externo à língua). PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia da variação linguística; Estágio Supervisionado; Relatórios de EstágioDownloads
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