Ampliando horizontes: ensino de inglês para crianças com transtorno do espectro autista

teaching English to children with autism spectrum disorder

Autores

Palavras-chave:

Ensino de inglês para crianças; Transtorno do espectro autista; Inclusão escolar; Desenvolvimento linguístico

Resumo

Quando tratamos do ensino de inglês para crianças, o cenário da educação atual se apresenta como propício a propostas de pesquisas que fortaleçam a importância da inclusão em contexto escolar. Neste trabalho objetivamos discutir, por meio de análise qualitativo-interpretativa, o papel da aprendizagem da língua inglesa para crianças com Transtorno do Espectro Autista em seu desenvolvimento linguístico, evidenciando a contribuição da língua inglesa para a superação das dificuldades de aprendizagem que podem surgir em decorrência do diagnóstico. Os dados foram gerados a partir de atividades inseridas em uma sequência didática desenvolvida e aplicada em contexto de estágio supervisionado em língua inglesa, junto a uma turma do nível pré-5, incluindo um aluno autista. Os resultados apontam que, realizadas as adaptações de materiais e abordagens, o ensino da língua pode favorecer o desenvolvimento linguístico das crianças com TEA, além de possibilitar o engajamento social, a fim de caracterizar, de fato, a inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otto Henrique Silva Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando do programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Formado em Letras - Inglês e suas respectivas literaturas pela UEL. Pós-graduado em Linguagem Musical, Psicopedagogia Institucional e Gestão Escolar e Liderança pela Universidade do Oeste Paulista.

Juliana Reichert Assunção Tonelli, Universidade Estadual de Londrina

Professora adjunta no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas na Universidade Estadual de Londrina. Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e no Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas na Uni.versidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

05-10-2020

Como Citar

Ferreira, O. H. S., & Tonelli, J. R. A. (2020). Ampliando horizontes: ensino de inglês para crianças com transtorno do espectro autista: teaching English to children with autism spectrum disorder. Revista Desenredo, 16(3). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/11449