Alfabetização e Letramento: Um Olhar de Professores Alfabetizadores

Autores

  • Andreia Julio Rocha Universidade de Brasília
  • Otília Maria Alves da Nobrega Alberto Dantas Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0002-5164-2543
  • Aldileia da Silva Souza Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v17i3.11377

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Aprendizagem, Prática, Docência

Resumo

Este artigo investiga o processo de alfabetização e letramento numa instituição de ensino da região administrativa de Roraima. Tem como finalidade analisar as concepções de professoras acerca da alfabetização e letramento, identificando ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Apresentando como aporte teórico os estudos de vários autores, pesquisadores da temática pesquisada.  A pesquisa foi desenvolvida com três docentes que atuavam em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Realizou-se um estudo qualitativo, como instrumento de pesquisa utilizamos uma entrevista. Os resultados e conclusões apontam que, para cumprir a função, papel e atribuições pertinentes à alfabetização, o docente  necessita  conhecer as dimensões que perpassam o seu trabalho em sala de aula para, desenvolver sua prática buscando alfabetizar e letrar.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-06-2021

Como Citar

Rocha, A. J., Dantas, O. M. A. da N. A., & Souza, A. da S. (2021). Alfabetização e Letramento: Um Olhar de Professores Alfabetizadores. Revista Desenredo, 17(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i3.11377