Alfabetização e Letramento: Um Olhar de Professores Alfabetizadores
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v17i3.11377Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Aprendizagem, Prática, DocênciaResumo
Este artigo investiga o processo de alfabetização e letramento numa instituição de ensino da região administrativa de Roraima. Tem como finalidade analisar as concepções de professoras acerca da alfabetização e letramento, identificando ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Apresentando como aporte teórico os estudos de vários autores, pesquisadores da temática pesquisada. A pesquisa foi desenvolvida com três docentes que atuavam em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Realizou-se um estudo qualitativo, como instrumento de pesquisa utilizamos uma entrevista. Os resultados e conclusões apontam que, para cumprir a função, papel e atribuições pertinentes à alfabetização, o docente necessita conhecer as dimensões que perpassam o seu trabalho em sala de aula para, desenvolver sua prática buscando alfabetizar e letrar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.