A argumentação no gênero monografia: uma análise na perspectiva da Linguística de Texto
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v17i3.11124Palavras-chave:
Monografia, Argumentação, Operadores ArgumentativosResumo
Neste artigo, aborda-se aspectos comunicacionais da sociorretórica e mecanismos ligados à textualidade denominados operadores argumentativos, no gênero monografia. Observa-se em que medida esses elementos auxiliam o escrevente a posicionar-se argumentativamente. Para a execução dessa investigação, coleta-se uma monografia da área de Ciências Humanas, do curso de Comunicação Social, e utiliza-se uma metodologia qualitativa, com base em pressupostos teóricos da Linguística Textual. As análises revelam a execução de movimentos sociorretóricos pelo escrevente e que os operadores argumentativos foram responsáveis pelo cumprimento das sequências argumentativas utilizadas. Verifica-se, portanto, que orientar o discente de graduação sobre esses mecanismos pode instrumentalizá-lo com estratégias que corroborem para cumprindo o teor argumentativo esperado no gênero monografia.Downloads
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