A leitura como prática intersemiótica: tópicos semantizadores e construção de sentidos

Autores

  • Cristiano Oldoni Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v17i01.10742

Palavras-chave:

Gêneros digitais, Plataformas virtuais, Multimodalidade discursiva, Leitura, Sentido

Resumo

Os gêneros discursivos, essencialmente mestiços na contemporaneidade digital, têm acompanhado os desafios propostos para as práticas de interação, de comunicação e de apreensão de sentidos: um mundo de intensas multissemioses exige que os sujeitos desenvolvam competências específicas, que permitam verdadeiros encontros por meio de linguagens em associação e da leitura em rede. Por conta de tal panorama, propomos como objetivo deste estudo analisar a forma como engendramentos e associações semióticas articulam-se na construção de sentidos, promovendo a leitura multimodal da cena enunciativa de textos de gêneros digitais, em plataformas virtuais. Com a finalidade de melhor explorar esse processo, selecionamos como corpus uma postagem da rede social Instagram e procedemos com sua análise por meio do mapeamento de seus tópicos semantizadores. Esta pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, aponta para a percepção da necessidade de sistematização das práticas de leitura em plataformas digitais, ancoradas em suportes virtuais. Palavras-chave: Gêneros digitais; Plataformas virtuais; Multimodalidade discursiva; Leitura; Sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Oldoni, Universidade Federal da Fronteira Sul

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700669P3

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil), com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo/Brasil). Professor na Universidade de Passo Fundo (Passo Fundo/Brasil).

Downloads

Publicado

12-12-2020

Como Citar

Oldoni, C., & Freitas, E. C. de. (2020). A leitura como prática intersemiótica: tópicos semantizadores e construção de sentidos. Revista Desenredo, 17(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i01.10742

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>