A leitura como prática intersemiótica: tópicos semantizadores e construção de sentidos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v17i01.10742Palavras-chave:
Gêneros digitais, Plataformas virtuais, Multimodalidade discursiva, Leitura, SentidoResumo
Os gêneros discursivos, essencialmente mestiços na contemporaneidade digital, têm acompanhado os desafios propostos para as práticas de interação, de comunicação e de apreensão de sentidos: um mundo de intensas multissemioses exige que os sujeitos desenvolvam competências específicas, que permitam verdadeiros encontros por meio de linguagens em associação e da leitura em rede. Por conta de tal panorama, propomos como objetivo deste estudo analisar a forma como engendramentos e associações semióticas articulam-se na construção de sentidos, promovendo a leitura multimodal da cena enunciativa de textos de gêneros digitais, em plataformas virtuais. Com a finalidade de melhor explorar esse processo, selecionamos como corpus uma postagem da rede social Instagram e procedemos com sua análise por meio do mapeamento de seus tópicos semantizadores. Esta pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, aponta para a percepção da necessidade de sistematização das práticas de leitura em plataformas digitais, ancoradas em suportes virtuais. Palavras-chave: Gêneros digitais; Plataformas virtuais; Multimodalidade discursiva; Leitura; Sentido.Downloads
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