Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores,.
  • TODOS os autores preencheram integralmente suas fichas de cadastro contendo minibiografia, filiação academica, email de contato, etc...
  • Os autores se responsabilizam integralmente pelo conteúdo e pela apresentação de seus textos, dando garantia de que foram revisados gramatical e ortograficamente.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS 

  1. Desenredo publica trabalhos inéditos de professores e pesquisadores doutores, vinculados como docente a programas de pós-graduação em Letras e áreas afins, de instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. 
  2. Os artigos deverão ser submetidos no sistema SEER da Revista, mediante cadastro (Login/Senha) dos autores, que devem observar os campos obrigatórios de preenchimento dos metadados: nome, sobrenome, e-mail, instituição, cargo, estado e país, resumo da biografia, título e resumo; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado, se for o caso.
  3. No caso de coautoria, os metadados deverão ser preenchidos igualmente com informações de todos os autores. A Revista aceita o máximo de três (03) autores por artigo. 
  4. Os artigos deverão ser inéditos e conter entre 15 e 20 páginas, corpo do texto em Times New Roman, espaço 1,5. Os autores não devem inserir elementos de identificação no arquivo de texto submetido.
  5. Serão aceitos artigos escritos em português, inglês, francês, alemão, italiano e espanhol.
  6. Os trabalhos encaminhados serão submetidos a pareceristas, pelo sistema duplo-cego de revisão por pares. Os conceitos emitidos nos artigos serão de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, obrigatoriamente, a opinião dos pareceristas, membros da Comissão e do Conselho Editorial da Revista.
  7. As provas com ajustes para a preparação da versão final para publicação serão enviadas ao(s) autor(es) correspondente(s) e deverão ser devolvidas dentro de um prazo máximo de 72 horas, por meio da área do usuário da plataforma SEER.
  8. O autor pode submeter apenas um artigo por edição da revista. Com o objetivo de evitar a endogenia e garantir a diversidade dos autores publicados, exigimos que, após a publicação na revista, os autores aguardem, no mínimo, 1 ano até publicarem qualquer outro artigo no períodico.
  9. Os autores assumem a responsabilidade pelo conteúdo bem como pela forma de seus artigos, através de uma declaraçao de responsabilidade a ser assinada e adicionada ao sistema antes do processo final de publicação. 

Para efeito de padronização gráfica, os trabalhos deverão seguir, rigorosamente, as normas abaixo especificadas, sob o risco de não serem aceitos, independentemente da adequação do conteúdo.

  1. Título em português ou na língua estrangeira em que o artigo foi escrito, fonte 14, Times New Roman, centralizado, maiúsculas apenas para primeira letra ou nomes próprios, negrito, seguido de barra e da tradução para o inglês ou português (no caso de ser escrito em língua estrangeira), em itálico e negrito.
  2. A palavra RESUMO (fonte sem itálico) deve estar em maiúsculas, sem adentramento, sem dois pontos, três linhas (simples) abaixo do título. Iniciar o texto do resumo na linha de baixo.
  3. O texto do resumo, na língua em que foi escrito o artigo, deverá vir abaixo da palavra RESUMO, sem adentramento, espaçamento simples, e terá, no máximo, 300 palavras. 
  4. As PALAVRAS-CHAVE devem ser inseridas na linha de baixo, espaçamento simples, na língua utilizada no artigo, mínimo três (3) e máximo cinco (5). Só a primeira letra de cada palavra/expressão estará em maiúscula; uso de ponto para separação entre as palavras.
  5. A palavra ABSTRACT (fonte itálico) deve aparecer em maiúsculas, sem dois pontos, três linhas abaixo das PALAVRAS-CHAVE, sem adentramento. Iniciar o texto do abstract na linha de baixo.
  6. O resumo em inglês deve ter, no máximo, 300 palavras, espaçamento simples, fonte normal.
  7. As KEYWORDS, máximo de cinco (5) palavras, devem aparecer na linha de baixo, espaçamento simples. Só a primeira letra de cada palavra/expressão estará em maiúscula; uso de ponto final para separação entre as palavras
  8. Espaçamento: espaço 1,5 entrelinhas e parágrafos; espaço duplo entre partes, tabelas, ilustrações, etc. 6. Adentramento: 1,25 cm para assinalar parágrafos. 7. Citações textuais: a) até 3 linhas: marcadas entre aspas no corpo do texto; b) com mais de 3 linhas: justificadas e recuadas em 4 cm, sem aspas, corpo 10. Seções: títulos e subtítulos: Títulos: alinhado à esquerda, negrito, maiúsculas, com numeração sequencial (1, 2, 3, etc.), tamanho 12; Subtítulos: alinhado à esquerda, sem negrito, somente primeira letra maiúscula, com numeração sequencial (1.1, 1.2, 1.3, etc.), tamanho da fonte 12.
  9. Ilustrações, tabelas e outros recursos visuais: deverão ter identificação completa (títulos - espaçamento simples, fonte 12, alinhamento justificado; legendas e fontes - espaçamento simples, fonte 10, alinhamento justificado) e ser numeradas consecutivamente, inseridas o mais próximo possível da menção no texto. O autor é responsável pela autorização de publicação da imagens, bem como pelas referências correspondentes.
  10. Tabelas, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) e anexos devem vir em alta resolução, no espaço a eles destinados pelo(s) autor (es), com citação da fonte. Para anexos que constituem textos já publicados, incluir bibliografia completa bem como permissão dos editores para publicação. A Desenredo somente publicará imagens que estiverem acompanhadas das autorizações de uso, se for o caso.
  11. Siglas: na primeira vez em que forem mencionadas, devem, antes de constar entre parênteses, ser escritas por extenso, conforme exemplo: Universidade de Passo Fundo (UPF).
  12. Notas de rodapé serão aceitas desde que sejam esclarecedoras.
  13. Anexos: caso existam, devem ser colocados antes das referências, precedidos da palavra ANEXO, sem adentramento e sem numeração.
  14. Destaques: deverá ser usado itálico para palavras estrangeiras com emprego não convencional, neologismos, ênfase e títulos de obras/periódicos.
  15. Citações: deverão obedecer à forma (Sobrenome, ANO) ou (Sobrenome, ANO, p. xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome, ANOa, p. xx) e (Sobrenome, ANOb). As citações com mais de três linhas devem constar sempre em novo parágrafo, em corpo 10, sem aspas, com espaçamento entrelinhas simples e recuo de 4 cm na margem esquerda. Deverá ser adotado uso de aspas duplas para citações diretas no corpo de texto (trechos com até três linhas). No caso de mais de três autores, indicar sobrenome do primeiro seguido da expressão latina et al. (em itálico), conforme exemplo: Conforme Bittencourt et al. (2021, p. 3), “[...] esses estudos visam compreender a constituição da subjetividade e suas implicações para a formação de professores”; ou “[...] esses estudos visam compreender a constituição da subjetividade e suas implicações para a formação de professores” (Bittencourt et al., 2021, p. 3); em Referências, constar todos os autores.
  16. Referências: deverão constar, exclusivamente, os textos citados, em ordem alfabética pelo nome do autor, seguindo as normas da ABNT atualizadas; mesmo(s) autor(es)/fonte(s) observar ordem cronológica/ano (ano mais antigo primeiro). Deverá ser adotado o mesmo padrão em todas as referências: logo após o sobrenome, que será grafado em caixa-alta, apresentar o nome completo ou apenas as iniciais, sem misturar os dois tipos de registro (FREIRE, Paulo ou FREIRE, P.).

Exemplos de referências mais recorrentes:

Livros:

SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo. Número de edição. Cidade: Editora, ano.

Capítulos de Livros:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: Sobrenome, Nome (Org.). Título do livro: subtítulo. Número de edição. Cidade: Editora, ano. p. xx-yy. (página inicial – final do capítulo).

Artigos em periódicos:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Periódico, Cidade, v. ___ e/ou ano (ex.: ano 1), n. ___, p. xx-yy (página inicial - final do artigo), mês abreviado. ano.

Anais de eventos:

SOBRENOME, Nome. Título. In: Nome do evento, número da edição do evento em arábico, ano em que o evento ocorreu, cidade de realização do evento. Tipo de publicação (anais, resumos, relatórios). Cidade: Editora, ano. p. xx-yy (página inicial - final do trabalho).

Dissertações/Teses:

SOBRENOME, Nome. Título da D/T: subtítulo. Ano. Número folhas. Dissertação/Tese (Mestrado em.../Doutorado em...) – Nome do Programa de Pós-Graduação ou Faculdade, Nome da IES, Cidade, Ano.

Sites:

AUTOR(ES). Título (da página, do programa, do serviço, etc.). Versão (se houver). Descrição física do meio. Disponível em: http://.... Acesso em: dd(dia). mês abreviado. aaaa(ano).

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