Abordagem do conceito de função no ensino fundamental partindo da aproximação com o cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v1i2.8982Palavras-chave:
Ensino de funções, Interação social, TrackerResumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta para abordar a introdução e a exploração de alguns conceitos presentes no estudo de funções, em especial as funções do primeiro grau e do segundo grau, no nono ano do ensino fundamental. O trabalho propõe uma sequência de atividades, em que se buscam a contextualização e o uso de ferramentas didáticas, para tornar a aprendizagem matemática mais significativa para o aluno. Como suporte teórico, adotou-se a teoria sociointeracionista, de Vigotski (1999), para estruturar e nortear a elaboração da proposta, bem como a sua implementação em sala de aula. A sequência didática foi estruturada em oito encontros, nos quais o conceito de funções foi abordado utilizando-se o software Tracker, entre outras ferramentas, e implementada em duas turmas de nono ano de uma escola pública do município de Passo Fundo, RS, Brasil.Downloads
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Publicado
17-12-2018
Como Citar
DOS SANTOS, A.; WERNER DA ROSA, C. T.; DE OLIVEIRA BIAZUS, M. Abordagem do conceito de função no ensino fundamental partindo da aproximação com o cotidiano. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 198-213, 2018. DOI: 10.5335/rbecm.v1i2.8982. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/8982. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Produtos Educacionais
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