Abordagem do conceito de função no ensino fundamental partindo da aproximação com o cotidiano

Autores

  • Arieli dos Santos Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Passo Fundo.
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.
  • Marivane de Oliveira Biazus Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Passo Fundo.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v1i2.8982

Palavras-chave:

Ensino de funções, Interação social, Tracker

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta para abordar a introdução e a exploração de alguns conceitos presentes no estudo de funções, em especial as funções do primeiro grau e do segundo grau, no nono ano do ensino  fundamental. O trabalho propõe uma sequência de atividades, em que se buscam a contextualização e o uso de ferramentas didáticas, para tornar a aprendizagem matemática mais significativa para o aluno. Como suporte teórico, adotou-se a teoria sociointeracionista, de Vigotski (1999), para estruturar e nortear a elaboração da proposta, bem como a sua implementação em sala de aula. A sequência didática foi estruturada em oito encontros, nos quais o conceito de funções foi abordado utilizando-se o software Tracker, entre outras ferramentas, e implementada em duas turmas de nono ano de uma escola pública do município de Passo Fundo, RS, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-12-2018

Como Citar

DOS SANTOS, A.; WERNER DA ROSA, C. T.; DE OLIVEIRA BIAZUS, M. Abordagem do conceito de função no ensino fundamental partindo da aproximação com o cotidiano. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 198-213, 2018. DOI: 10.5335/rbecm.v1i2.8982. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/8982. Acesso em: 19 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)