A metodologia Dicumba como uma tempestade de possibilidades para o desenvolvimento do ensino de Química

Autores

  • Everton Bedin Doutor e pós-doutorando em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor adjunto do curso de Química da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
  • José Claudio Del Pino Doutor em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutorado na Universidade de Aveiro, Portugal. Professor associado da UFRGS e professor orientador dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e em Química, ambos na mesma instituição.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v1i1.8479

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma atividade investigativa realizada por meio do aprender pela pesquisa à luz da metodologia de ensino denominada Dicumba, proporcionando ao aluno a conexão de sua vivência com os saberes do conteúdo da ciência química e ao professor a percepção da necessidade de uma formação continuada para aperfeiçoar seu saber intradisciplinar. A pesquisa se enquadra em um viés qualitativo-quantitativo e foi desenvolvida, durante três meses, com uma turma de segundo ano do ensino médio. A coleta de dados foi realizada por meio da observação participante e da aplicação de um questionário estruturado. Os dados coletados foram interpretados à luz da análise de conteúdos de Bardin e apresentados por meio de quadros e gráficos. Ao término, conclui-se que a metodologia Dicumba é fiel quanto ao desenvolvimento de atividades pedagógicas que levam os alunos à aprendizagem, pois estes colocam-na como algo inovador, sendo uma ação de aprimorar e ressignificar saberes de forma universal-bilateral. Por fim, sugere-se que o aprender pela pesquisa seja, urgentemente, incorporado nas práticas pedagógicas, buscando a formação do sujeito e a estruturação curricular a partir do contexto e da vivência do aluno, para, então, construir conhecimentos científicos relacionados à ciência química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Bedin, Doutor e pós-doutorando em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor adjunto do curso de Química da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Doutor e pós-doutorando em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde na Universidade Federal doRio Grande do Sul (UFRGS). Professor adjunto do curso de Química da Universidade Luterana do Brasil(Ulbra).

José Claudio Del Pino, Doutor em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutorado na Universidade de Aveiro, Portugal. Professor associado da UFRGS e professor orientador dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e em Química, ambos na mesma instituição.

Doutor em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutoradona Universidade de Aveiro, Portugal. Professor associado da UFRGS e professor orientador dos Programasde Pós-Graduação em Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e em Química, ambos na mesmainstituição.

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; CAVALLET, Valdo José; PIMENTA, Selam Garrido. Docência no ensino superior construindo caminhos. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2003. p. 267-278.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

______. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BASSO, Marcos Vinícius; NEVADO, Rosane; FAGUNDES, Léa. Projeto ECSIC – escola, conectividade e sociedade da informação e do conhecimento. 2003. Disponível em <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo3/af/32-projetoecsic.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2015.

BEDIN, Everton. A emersão da interdisciplinaridade no ensino médio politécnico: relações que se estabelecem de forma colaborativa na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem à luz das tecnologias de informação e comunicação. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo (Org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas: Autores Associados Ltda., 2015.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

______. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de Ciências. Ijuí: Unijuí, 2014.

GALIAZZI, M. C.; MORAES, R.; RAMOS, M. G. Educar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores. Educar, Curitiba, n. 21, p. 227-241, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n21/n21a15.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2018.

GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Willians Martins; GASKELL, George (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 64-89.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GLAZIER, Jack; POWELL, Ronald. Qualitative research in information management. Englewood: Libraries Unlimited, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus, 2013.

MENDES, Ana Magólia. Escuta e ressignificação do sofrimento: ouso de entrevista e análise categorial nas pesquisas em clínica do trabalho. In: CONGRESSO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO, 2, 2006, Brasília. Anais... Brasília: Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2006. p. 9-22.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C.; RAMOS, M. G. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. R. (Org.). Pesquisa em sala de aula: tendência para a educação em novos tempos. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 09-24.

MÜLLER, Cândida Maria. Estágio e pesquisa: caminhos para a formação inicial do professor pesquisador. Revista de Ciências Gerenciais, Londrina, v. 11, n. 13, p. 101-109, 2007.

PATTON, Michael Quinn. Qualitative evaluation methods. Beverly Hills: Sage, 1980.

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1988.

______. Seis estudos de psicologia. 25. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

ROGERS, C. R. Some observations on the organization of personality. Toronto: York University, 1947.

VYGOTSKY. L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

10-08-2018

Como Citar

BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. A metodologia Dicumba como uma tempestade de possibilidades para o desenvolvimento do ensino de Química. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018. DOI: 10.5335/rbecm.v1i1.8479. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/8479. Acesso em: 12 fev. 2025.