A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA COM CONCEPÇÃO FREIREANA

Autores

  • Eduarda Souza Rochembach Universidade de Passo Fundo
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.16806

Palavras-chave:

Educação emancipatória, formação cidadã, Escola Zandoná

Resumo

O presente texto tem por objetivo relatar o processo de constituição histórica da Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná, localizada no interior do Rio Grande do Sul, ressaltando características de sua prática pedagógica pautada na perspectiva freireana de educação. Para isso busca apoio em documentos da escola, na análise do Projeto Político Pedagógico da Instituição, bem como em trabalhos de pesquisa na forma de dissertações e teses já realizados sobre a escola. Nesse contexto, procede-se um recorte de análise tomando a Constituinte Escolar de 2000 e como essa política pública de educação insere-se no contexto da Escola. O destaque da análise foi a identificação de uma escola que busca apoio em uma metodologia participativa, na presença de valores e princípios voltados a formação cidadã, nas atividades práticas emancipatórias e em um currículo apoiado na presença de Temas Geradores. Tais características são aspectos considerados como articuladores do processo pedagógico presentes na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Souza Rochembach, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Química Licenciatura, pela Universidade de Passo Fundo e mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Trabalha como docente na rede estadual e municipal de ensino, na área de Ciências da Natureza e Anos Iniciais.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em   Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Passo Fundo, RS.

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação em Ciências e mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Passo Fundo, RS.

Downloads

Publicado

21-12-2024

Como Citar

SOUZA ROCHEMBACH, E. .; WERNER DA ROSA, C. T. .; DARROZ, L. M. . A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA COM CONCEPÇÃO FREIREANA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i2.16806. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/16806. Acesso em: 19 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)