REPRESENTATIVIDADE FEMININA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO PNLD 2021

Autores

  • Jéssica Grohmann Carvalho Universidade de Passo Fundo
  • Alisson Cristian Giacomelli Universidade de Passo Fundo
  • Aline Locatelli Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.16058

Palavras-chave:

Sexismo, Ciências, PNLD

Resumo

Por muito tempo, as mulheres enfrentaram preconceitos e privações de direitos, o que frequentemente as excluiu da participação na Ciência. Essa herança histórica de injustiças ainda se reflete em vários ambientes sociais, incluindo escolas. Portanto, defendemos que as escolas devem ser espaços de discussão e reflexão sobre esse problema. Os livros didáticos são ferramentas pedagógicas essenciais no ambiente escolar, amplamente utilizados por alunos em seus estudos e por professores na preparação de aulas, devido à sua praticidade e, em alguns casos, como o único material disponível. Com base nesses pontos, o estudo levantou questões-chave: as mulheres na Ciência são mencionadas nos livros do PNLD 2021? Como são retratadas nessas obras? Os livros abordam a participação feminina na Ciência? O objetivo foi analisar se os livros de Ciências da Natureza do PNLD 2021 mencionam mulheres que contribuíram para o campo científico, e verificar como elas são representadas e se a temática das mulheres na Ciência é abordada. Metodologicamente, o estudo foi uma pesquisa qualitativa bibliográfica, analisando coleções de ciências da natureza do PNLD 2021. Após análise dos dados, foi possível inferir a escassez e, em alguns casos, a ausência de representação feminina nos livros, evidenciando que ainda há um longo caminho para alcançar a igualdade de gênero no meio científico e na forma como isso é retratado nos materiais didáticos.Palavras-chave: Sexismo, Ciência, PNLD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Grohmann Carvalho, Universidade de Passo Fundo

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Alisson Cristian Giacomelli, Universidade de Passo Fundo

Graduado em Física (UPF- 2012), Especialista em Física (UPF- 2014), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UPF - 2016) e doutor em Educação (UPF - 2020). Professor adjunto do Curso de Física na Universidade de Passo Fundo, RS. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da UPF.

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

GROHMANN CARVALHO, J. .; GIACOMELLI, A. C. .; LOCATELLI, A. REPRESENTATIVIDADE FEMININA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO PNLD 2021 . Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i1.16058. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/16058. Acesso em: 19 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>