TESSITURAS TEÓRICAS: O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA, PROTAGONISMO E IDENTIDADE DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15896Palavras-chave:
Formação Continuada, Protagonismo Docente, Identidade docente, Estado do ConhecimentoResumo
Este trabalho se configura como um levantamento do tipo estado do conhecimento acerca das conceituações sobre formação continuada, protagonismo e identidade docente presentes na literatura, com a finalidade de compor o bojo teórico da pesquisa conduzida em uma tese de doutorado profissional. Para tal, utilizou-se a ferramenta BUSCAd para o processo de busca e levantamento bibliográfico em distintas plataformas online. A análise dos documentos mapeados foi feita a luz de questões norteadoras do estudo: De que maneira um professor atua como protagonista de sua própria formação profissional? É possível a formação continuada do professor influenciar/definir o protagonismo e o processo identitário docente? Quais os conceitos e concepções de formação continuada, identidade e protagonismo docente? A revisão ampliou o corpus de análise, dialogando ainda com as concepções de memória coletiva, memória socioafetiva e inserção social docente. Constatou-se que a pluralidade conceitual pedagógica e científica forneceu subsídios à pesquisa, possibilitando recortes na trajetória teórica-conceitual para o caminhar do estudo.Downloads
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Publicado
12-07-2024
Como Citar
E LIMA DO NASCIMENTO, L. A.; RÔÇAS, G. TESSITURAS TEÓRICAS: O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA, PROTAGONISMO E IDENTIDADE DOCENTE. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i1.15896. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15896. Acesso em: 19 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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Copyright (c) 2024 Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento, Giselle Rôças

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