FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O USO DE ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Daniela Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Vicente Lima Robaina Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15386

Palavras-chave:

formação continuada, espaços não escolares, recursos educacionais

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral descrever o que vem sendo produzido na área da Educação em Ciências em relação à formação continuada de professores e o uso de espaços educativos não formais-ENF para tais práticas. Utilizou-se como referencial teórico documentos oficiais e autores que contextualizam o conceito de espaços não formais, Educação em Ciências e formação continuada de professores. Por meio de revisão sistemática de literatura, foram coletadas pesquisas exclusivamente relacionadas ao tema em 5 bases de dados online, analisadas quantitativamente e qualitativamente no período de 2019 a 2022. Os resultados evidenciam o crescimento constante da produção científica na área de Educação em Ciências e espaços educativos não formais, mas exibem uma produção científica limitada no que se refere à formação continuada de professores e ENF. Além disso, os resultados destacam a diversidade de recursos metodológicos aplicados nas formações continuadas e a importância de indicadores para avaliação dos cursos oferecidos. Conclui-se que a revisão sistemática de literatura contribuiu para a compreensão do panorama atual da formação continuada de professores na Educação em Ciências e o uso dos ENF para tais momentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

SILVA, D.; LIMA ROBAINA, J. V. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O USO DE ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i1.15386. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15386. Acesso em: 19 jun. 2025.