O USO DE EXPERIMENTOS E SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM ÓPTICA GEOMÉTRICA

Autores

  • Nayara França Alves Instituto Federal do Amapá
  • Italo Gabriel Neide Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15378

Palavras-chave:

Atividades experimentais, Atividades computacionais, Ensino de Física, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas -Univates, onde analisam-se indícios de aprendizagem significativa após a realização de uma estratégia metodológica que integrou atividades experimentais e computacionais no ensino de Óptica Geométrica. O estudo foi realizado com uma turma do terceiro semestre de Licenciatura em Física de uma instituição federal de ensino da cidade de Macapá – AP. A pesquisa foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel (2003), utilizando-se também da abordagem defendida por Moreira (2002, 2011 e 2017). Os recursos usados para a coleta de dados foram a resolução do questionário estruturado inicial (QEI), o desenvolvimento de atividades experimentais integradas às computacionais embasadas no método Predizer, Observar e Explicar (P.O.E), questionário de satisfação e percepções, videogravações, audiogravações e diário de bordo. A análise desses dados foi feita de maneira descritiva e cronológica na perspectiva de interpretar as informações coletadas em seus pormenores. Os resultados deste estudo trouxeram elementos que permitem afirmar sobre as potencialidades do uso integrado das atividades experimentais reais com as simulações computacionais, pois na análise da resolução do QEI constatou-se a escassez de conhecimentos prévios sobre o conteúdo em discussão. Essas atividades deram origem a um Produto Educacional que possui características de um material potencialmente significativo, vez que proporcionou momentos de engajamento, participação entre os pares e motivação para estudar o conteúdo de Óptica Geométrica, logo, os estudantes se mostraram predispostos para aprender, respeitando aos dois pressupostos da TAS, constatando a compreensão do conteúdo de maneira significativa, elencando atribuições da diferenciação progressiva e reconciliação integradora.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

ALVES, N. F. .; GABRIEL NEIDE, I. . O USO DE EXPERIMENTOS E SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM ÓPTICA GEOMÉTRICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i1.15378. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15378. Acesso em: 19 jun. 2025.