ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15252

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Percepção de Ciência, Educação Básica

Resumo

Este estudo resulta do desenvolvimento e análise de um questionário de investigação acerca das concepções de Ciência no âmbito do projeto de pesquisa: “As concepções de Filosofia e de História da Ciência nas licenciaturas em Matemática e em Ciências Biológicas”. Teve como objetivo analisar as concepções de Ciência de estudantes do Ensino Fundamental, foi desenvolvido na região Noroeste, do estado do Rio Grande do Sul (RS). Caracterizou-se pela abordagem qualitativa, onde os 57 estudantes responderam um questionário. Para a análise de dados do questionário utilizou-se a análise temática de conteúdo (1 questão aberta) emergindo duas categorias temáticas: i) Ciência como disciplina escolar com 17 Unidades de contexto (UC); ii) O conceito de Ciência em relação aos saberes sócio-culturais com 12 UC. A partir da análise das UC e do embasamento teórico, foi possível evidenciar um indicativo do pensamento acerca da concepção de Ciência vinculado ao conteúdo disciplinar de Ciências Naturais. Portanto, em relação às concepções de Ciência percebemos a inexistência de um olhar mais crítico-reflexivo perante ao conceito de Ciência atrelada ao que as mídias reproduzem, como sendo a Ciência neutra, linear, infalível, benéfica para a humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Maria de Gasperi, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, Cerro Largo, RS, Brasil, Bolsista Institucional (UFFS). Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, Santa Rosa, RS, Brasil.

Rúbia Emmel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Doutora em Educação nas Ciências (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ), Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, Santa Rosa, RS, Brasil/Professora colaboradora do quadro permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS), Campus Cerro Largo, Cerro Largo, RS, Brasil.

Alexandre José Krul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Doutor em Educação nas Ciências (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ), Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, Santa Rosa, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

GASPERI, A. M. de; EMMEL, R.; KRUL, A. J. ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i1.15252. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15252. Acesso em: 19 jun. 2025.

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência