POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: APONTAMENTOS DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15236Palavras-chave:
História e Filosofia da Ciência, Ensino de ciências, Revisão sistemática da literaturaResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre a utilização da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências. Foram selecionados artigos do extrato A1 e A2 do Qualis da Capes na área do Ensino, em português e espanhol, no intervalo temporal de 1994 a 2020. Os artigos encontrados foram analisados e classificados destacando características como: autores, ano de publicação, protocolo e tipo de estudo, abordagens, metodologias, temáticas, entre outros. Os documentos foram classificados em cinco eixos temáticos: i. propostas didáticas para utilização da História e Filosofia da Ciência em sala de aula, ii. utilização na formação dos professores, iii. revisão dissertações/teses/artigos/livros, iv. contextualização histórica, e v. teorias/posições filósofos da ciência. Os resultados revelam que as abordagens históricas e filosóficas têm favorecido e orientado o ensino de conceitos científicos, o desenvolvimento cultural e cognitivo do estudante da educação básica. As propostas didáticas relatadas utilizam a História e Filosofia da Ciência na contextualização dos conteúdos, contribuindo para tornar as aulas mais criativas, motivadoras e reflexivas. As fragilidades identificadas na revisão relacionaram-se à ausência de estudos sobre a qualidade das aprendizagens e dos resultados das propostas executadas no ambiente escolar. A simples inclusão de abordagens históricas e filosóficas parecer não ser capaz de superar as fragilidades ensino. A adequação das abordagens é um fator importante no processo de ensino aprendizagem, sendo necessária maior disseminação das experiências exitosas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-07-2024
Como Citar
CARMINATTI RICARDI, N.; TEIXEIRA DOS SANTOS, F. M. POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: APONTAMENTOS DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i1.15236. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15236. Acesso em: 19 jun. 2025.
Edição
Seção
História e Filosofia da Ciência
Licença
Copyright (c) 2024 Natália Carminatti Ricardi, Flávia Maria Teixeira Dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR