DESIGN THINKING NO ENSINO DE QUÍMICA: CRIATIVIDADE E CRITICIDADE NA PROTOTIPAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS

Autores

  • Rony Almeida Aragão Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Ayla Márcia Cordeiro Bizerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15218

Palavras-chave:

Ensino de química. Combustíveis. Criatividade. Design Thinking

Resumo

O contexto educacional é mediado pelas práticas didático-pedagógicas, que requer o entendimento dos educadores sobre a diversidade e importância dos processos de ensino e aprendizagem. Com isso, as novas abordagens metodológicas são criadas visando atender a promoção das habilidades dos estudantes da contemporaneidade. Uma das metodologias que contempla esse requisito é o Design Thinking (DT) pois ele promove a solução de problemas, a partir da obtenção um produto educacional com potencial construtivo, podendo ser utilizado em qualquer área, inclusive no ensino de ciências da natureza (FARIAS; MENDONÇA, 2021). Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar a prototipação de combustíveis no ensino de química sob a ótica do Design Thinking (DT). A prática educativa foi desenvolvida com 36 alunos do do ensino médio integrado em informática de uma escola federal pública no Rio Grande do Norte. Como metodologia, implementou-se o processo do DT na construção de prototipações sobre as fontes de energia. Os resultados obtidos apresentaram contribuições significativas para o saber e fazer científico dos estudantes, uma vez que as prototipações ilustraram o embasamento teórico e a implementação de elementos conceituais das ciências da natureza. Assim, DT torna-se uma possibilidade viável para o aprimoramento das funções cognitivas, desenvolvendo-se a partir das etapas de imersão, ideação e prototipação dos conhecimentos assimilados diante dos conteúdos e combustíveis trabalhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

ALMEIDA ARAGÃO, R.; MÁRCIA CORDEIRO BIZERRA, A. DESIGN THINKING NO ENSINO DE QUÍMICA: CRIATIVIDADE E CRITICIDADE NA PROTOTIPAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i1.15218. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15218. Acesso em: 19 jun. 2025.