A GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Mylena Simões Campos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jorge Henrique Gualandi Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15166

Palavras-chave:

Generalização de padrões, Educação básica, Pesquisa bibliográfica

Resumo

Esta pesquisa está associada ao Programa de Pós-Graduação XXX, da Universidade Federal do YYY, e, com ela, intencionou-se responder: O que se tem pesquisado sobre a generalização de padrões matemáticos no âmbito da educação básica? Realizou-se uma pesquisa bibliográfica por meio de uma busca no catálogo online de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no repositório da Universidade do Minho e da Universidade de Lisboa, ambas de Portugal. A análise das 14 pesquisas localizadas evidenciou que os enfoques dos trabalhos foram, principalmente, estes: o desenvolvimento da generalização de padrões dos estudantes (que dificuldades enfrentam e quais estratégias e representações utilizam); o desenvolvimento do pensamento algébrico (as contribuições deste para o aluno) e as contribuições de propostas pedagógicas ou tarefas para o desenvolvimento da generalização de padrões e do pensamento algébrico dos estudantes da educação básica. Destaca-se que nenhuma pesquisa relacionou a generalização de padrões ao desenvolvimento do pensamento matemático avançado, tal como se defendeu no referencial teórico deste artigo, sendo essa relação, portanto, uma possível temática para investigações posteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mylena Simões Campos, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) campus Alegre. Especialista em Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) campus Piúma - 2021, e em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo IFES campus Colatina - 2023. Graduada em Licenciatura em Matemática pelo IFES campus Cachoeiro de Itapemirim - 2020. Participa do grupo de pesquisa em Ensino de Matemática do Espírito Santo (GPEMES), do IFES Campus Cachoeiro de Itapemirim. Atualmente, é professora de matemática efetiva na rede de ensino de Guarapari - ES, lotada na EMEF Constantino José Vieira.

Jorge Henrique Gualandi , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-MG. Especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Graduação em Licenciatura em Matemática pela FAFILE/UEMG - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola/ Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professor do Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim  e professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - campus de Alegre. Membro do grupo de pesquisa GPEA- Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - PUC/SP, membro do grupo de pesquisa GEPEM-ES - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Espírito Santo e líder do grupo de pesquisa GPEMES - Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos de Matemática, Ensino de Geometria ,e Ensino de Álgebra. Possuindo experiência em Formação Inicial e Continuada para Professores que Ensinam Matemática.

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

SIMÕES CAMPOS, M.; GUALANDI , J. H. . A GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i1.15166. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15166. Acesso em: 19 jun. 2025.