A GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15166Palavras-chave:
Generalização de padrões, Educação básica, Pesquisa bibliográficaResumo
Esta pesquisa está associada ao Programa de Pós-Graduação XXX, da Universidade Federal do YYY, e, com ela, intencionou-se responder: O que se tem pesquisado sobre a generalização de padrões matemáticos no âmbito da educação básica? Realizou-se uma pesquisa bibliográfica por meio de uma busca no catálogo online de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no repositório da Universidade do Minho e da Universidade de Lisboa, ambas de Portugal. A análise das 14 pesquisas localizadas evidenciou que os enfoques dos trabalhos foram, principalmente, estes: o desenvolvimento da generalização de padrões dos estudantes (que dificuldades enfrentam e quais estratégias e representações utilizam); o desenvolvimento do pensamento algébrico (as contribuições deste para o aluno) e as contribuições de propostas pedagógicas ou tarefas para o desenvolvimento da generalização de padrões e do pensamento algébrico dos estudantes da educação básica. Destaca-se que nenhuma pesquisa relacionou a generalização de padrões ao desenvolvimento do pensamento matemático avançado, tal como se defendeu no referencial teórico deste artigo, sendo essa relação, portanto, uma possível temática para investigações posteriores.Downloads
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Publicado
12-07-2024
Como Citar
SIMÕES CAMPOS, M.; GUALANDI , J. H. . A GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i1.15166. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15166. Acesso em: 19 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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Copyright (c) 2024 Mylena Simões Campos, Jorge Henrique Gualandi

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