O ENSINO DE CIÊNCIAS FACE A HEGEMONIA DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL: DESAFIOS E TENSIONAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Autores

  • Mateus Lorenzon Universidade de Passo Fundo https://orcid.org/0000-0001-9402-5820
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Luis Duarte Vieira Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.15115

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Razão-mundo hegemônica, Ensino de Ciências, Fundamentos éticos, Democracia

Resumo

Resumo: No contexto contemporâneo, o neoliberalismo tornou-se uma racionalidade hegemônica, transversalizando os diferentes fenômenos culturais, sociais e políticos. Estas mudanças na esfera mercantil reverberam nos âmbitos psíquicos, provocando uma reconfiguração antropológica. Diante disso, reconhece-se que as propostas curriculares para o Ensino de Ciências não são inócuas às mudanças macroestruturais e a emergência do neosujeito, passando a ser tensionadas pela razão-mundo hegemônica. Neste ensaio, discorre-se acerca dos desafios e tensionamentos da hodiernidade ao Ensino de Ciências, evidenciando a necessidade de inserção de tópicos de História e Filosofia das Ciências no currículo escolar, a fim de formar capacidades necessárias para o bem estar político e econômico da sociedade. A fim de realizar o objetivo proposto, na primeira seção do ensaio disserta-se acerca da constituição subjetiva dos neosujeitos, argumentando que este indivíduo é incapaz de participar de discussões de caráter aprofundado, na medida em que prioriza a busca pelo entretenimento em substituição ao estudo necessário para compreender a complexidade do mundo. A ênfase no pragmatismo e na satisfação pessoal, promove o surgimento de novas expectativas sociais e políticas em relação à educação, induzindo mudanças endǵenas nas propostas curriculares. Na segunda seção, discorre-se acerca destas mudanças pedagógicas, realizando uma crítica aos fundamentos neoliberais subjacentes a elas. Enfatiza-se que a autorreferencialidade e o hedonismo promovidos por tais mudanças, levam à morte do homem público. Diante desse cenário, urge a necessidade de revisitar os fundamentos do Ensino de Ciências, reapropriando-se de uma gramática pedagógica perdida pela hegemonia da razão neolieral. Soma-se a isso, a urgência de pensar o lócus escolar como espaço de promoção do raciocínio, bem como um convite para desvelar a complexidade do mundo e realizar um julgamento crítico em relação ao mundo e as escolhas humanas. Na terceira seção, adota-se uma postura prognóstica, anunciando as possibilidades de organizar um currículo escolar que tenha como compromisso a formação de uma racionalidade contra-hegemônica, por meio da inclusão de tópicos de História e Filosofia das Ciências. Palavras-chave: Neoliberalismo. Razão-mundo hegemônica. Ensino de Ciências. Fundamentos éticos. Democracia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Universidade de Passo Fundo

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu/UPF, na Linha de Pesquisa 2: Processos Educativos e Linguagem. Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC/CAPES II). Integrante dos Grupos de Pesquisa "Educação Científica e Tecnológica (UPF)" e "A Representação do Olhar da Criança sobre a Escola de Educação Infantil" (UNIVATES). Mestre em Ensino (UNIVATES, 2018), Especialização em Educação e Saberes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (IFSul, 2022) e Graduado em Pedagogia (UNIVATES, 2016). Professor nas redes públicas de Arroio do Meio/RS e Lajeado/RS. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Educação Infantil. Práticas de Ensino. Ensino por Investigação.

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Licenciado em Matemática LP (UPF). Licenciado em Física (UFSM). Especialista em Física (UPF). Mestre em Ensino de Física (UFRGS). Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Atualmente é professor da Universidade de Passo Fundo - UPF.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Bolsista produtividade CNPq, atuando como orientadora de Mestrado e Doutorado nos programas de pós-graduação em Educação e em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Passo Fundo. Graduada em Matemática com habilitação em Física, Especialista em Educação Matemática, Especialista em Ensino de Física, Mestre em Educação (UPF), Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) com estudos na Universidad de Alcalá de Henares - Espaa e Estágio pós-doutoral na Unversidad de Burgos - Espanha (2017-2018). 

Luis Duarte Vieira, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em "Ensino de Ciências e Matemática" pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UPF - Universidade de Passo Fundo. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela mesma instituição (2020). Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2016). Especialista em Docência em Metodologia da Matemática pela Faculdade Alfa América (2017). Professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

24-01-2024

Como Citar

LORENZON, M.; DARROZ, L. M.; WERNER DA ROSA, C. T.; DUARTE VIEIRA, L. O ENSINO DE CIÊNCIAS FACE A HEGEMONIA DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL: DESAFIOS E TENSIONAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v6i2.15115. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15115. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)