A INTENCIONALIDADE ALUNO/PROFESSOR NA PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO E LUDICIDADE NO ENSINO DE FUNÇÕES EM MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15086Palavras-chave:
Intencionalidade, Atividades Experimentais e Lúdicas, Aprendizagem Significativa, FunçõesResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a importância da intencionalidade aluno/professor na prática da experimentação e da atividade lúdica no ensino de funções na matemática. A presente investigação é de cunho bibliográfico sob olhar qualitativo, a coleta de dados deu-se por meio de trabalhos publicados, nos quais descrevem a utilização de experimentos e ou jogos lúdicos na disciplina de matemática e suas contribuições para o aprendizado dos alunos. Constata-se dessa análise que a experimentação é uma das principais estratégias pedagógicas no ensino de matemática, pois possibilita a compreensão dos conceitos teóricos de forma prática e significativa. No entanto, para que essa prática seja efetiva, é necessário que haja uma intencionalidade tanto por parte do aluno quanto do professor. Além disso, tais atividades podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes, como raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe e autoestima.Downloads
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Publicado
12-07-2024
Como Citar
SCHONS, A.; KRAUSE, J. C. .; DOS SANTOS, A. V. A INTENCIONALIDADE ALUNO/PROFESSOR NA PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO E LUDICIDADE NO ENSINO DE FUNÇÕES EM MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i1.15086. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15086. Acesso em: 19 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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Copyright (c) 2024 Adriano Schons, João Carlos Krause, Antônio Vanderlei Dos Santos

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