OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CONTEXTO DA SOCIOEDUCAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM FOCO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Miceia de Paula Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil
  • Natanael Charles da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15047

Palavras-chave:

Agenda 2030. Formação Cidadã. Privação de liberdade.

Resumo

O objetivo deste estudo foi discutir, por meio de um relato de experiência, sobre as possibilidades de inserção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no contexto educacional de Centros Socioeducativos como forma de promoção da Alfabetização Científica e divulgação da Agenda 2030 para o público em questão. A pesquisa é do tipo pesquisa-ação, interventiva e possui abordagem qualitativa. A atividade consistiu na realização de dois encontros, com cinco meninas em situação de privação de liberdade, em um Centro Socioeducativo localizado na cidade de Manaus-AM, nos quais foram abordados os temas: água potável e saneamento, vida terrestre e vida na água. Os resultados apontam para o alcance, mais claramente, dos indicadores de Alfabetização Científica: raciocínio lógico e explicação. Infere-se, com isso, que a educação nos Centros Socioeducativos é cabível de recursos metodológicos diversificados, bem como carece de aspectos teóricos-metodológicos que levem seus discentes à reflexão, tomada de atitudes e mudanças comportamentais no que concerne a sua formação cidadã.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miceia de Paula Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Natanael Charles da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Ensino de Biologia (UFPA); Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professor de Biologia pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba. 

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Professora titular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

RODRIGUES, M. de P. .; SILVA, N. C. da; ARAÚJO, M. F. F. de. OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CONTEXTO DA SOCIOEDUCAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM FOCO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i1.15047. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15047. Acesso em: 19 jun. 2025.