A EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO SOBRE UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Rebecca Tibau UERJ
  • Tatiana Galieta

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.14991

Palavras-chave:

Atividade experimental, Ensino de Ciências, Formação inicial de professores

Resumo

A experimentação didática é uma estratégia de ensino em aulas de Ciências e que vem sendo objeto de estudo desde a década de 1980. Relatamos neste artigo parte dos resultados de uma dissertação de mestrado referentes ao objetivo que buscou compreender, sob a investigação do fluxograma das disciplinas obrigatórias de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade estadual do Rio de Janeiro, as ideias sobre experimentação e sua importância na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Trata-se de uma pesquisa social e qualitativa na área das Ciências Humanas ou Sociais Aplicadas. Os dados da pesquisa consistiram nas ementas das disciplinas do curso de Licenciatura. A técnica de análise adotada foi a de análise documental. Os resultados indicam que há uma necessidade em reavaliar criticamente os termos relacionados à experimentação para que não sejam empregados deliberadamente.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

TIBAU, R.; GALIETA, T. A EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO SOBRE UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i1.14991. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14991. Acesso em: 19 jun. 2025.