PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE IMAGENS FÍLMICAS: UMA ABORDAGEM CTS NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.14964Palavras-chave:
Alfabetização científica, Cinema, Análise fílmica, Recursos didáticosResumo
O cinema, como meio audiovisual que combina som e imagens em movimento, proporciona uma experiência única ao espectador. Os filmes têm ampliado a percepção das possibilidades do olhar sobre as imagens em movimento em comparação com a fotografia do século XIX. Reconhecendo o cinema como um produto das inovações tecnológicas, é possível utilizá-lo como uma ferramenta para promover debates com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) nas escolas. Este artigo tem como objetivo propor subsídios que auxiliem os professores na seleção e análise de filmes como recursos didático-pedagógicos em aulas de Ciências, com enfoque CTS. São discutidas as relações entre o cinema e o ensino de Ciências, destacando os filmes como recursos didáticos no enfoque CTS. Além disso, é apresentada uma proposta de leitura de imagens fílmicas (LIF) com enfoque CTS, dividida em três etapas: seleção, descrição e interpretação das interações CTS presentes no filme.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-07-2024
Como Citar
ROCHA, T. M.; PARRILHA DA SILVA, J. A.; HEERDT, B. PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE IMAGENS FÍLMICAS: UMA ABORDAGEM CTS NA PRÁTICA DOCENTE. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i1.14964. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14964. Acesso em: 19 jun. 2025.
Edição
Seção
Produtos Educacionais
Licença
Copyright (c) 2024 Thaís Mendes Rocha, Josie Agatha Parrilha da Silva, Bettina Heerdt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR