PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE IMAGENS FÍLMICAS: UMA ABORDAGEM CTS NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.14964

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Cinema, Análise fílmica, Recursos didáticos

Resumo

O cinema, como meio audiovisual que combina som e imagens em movimento, proporciona uma experiência única ao espectador. Os filmes têm ampliado a percepção das possibilidades do olhar sobre as imagens em movimento em comparação com a fotografia do século XIX. Reconhecendo o cinema como um produto das inovações tecnológicas, é possível utilizá-lo como uma ferramenta para promover debates com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) nas escolas. Este artigo tem como objetivo propor subsídios que auxiliem os professores na seleção e análise de filmes como recursos didático-pedagógicos em aulas de Ciências, com enfoque CTS. São discutidas as relações entre o cinema e o ensino de Ciências, destacando os filmes como recursos didáticos no enfoque CTS. Além disso, é apresentada uma proposta de leitura de imagens fílmicas (LIF) com enfoque CTS, dividida em três etapas: seleção, descrição e interpretação das interações CTS presentes no filme.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação para Ciência pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá - PCM/UEM (2009-2013). Pós-Doutorado em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Bauru (2015-2016). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE/UEM (2004-2006). Especialização em Educação Pública - UEM (2001-2003) e Especialização em Docência no Ensino Superior - CE-SUMAR (2006-2007). Licenciatura em Pedagogia (1984-1988) e Licenciatura em Artes Visuais (2004-2006). Professora Associada do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG.

Bettina Heerdt, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (UNICENTRO). Docente adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

ROCHA, T. M.; PARRILHA DA SILVA, J. A.; HEERDT, B. PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE IMAGENS FÍLMICAS: UMA ABORDAGEM CTS NA PRÁTICA DOCENTE. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i1.14964. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14964. Acesso em: 19 jun. 2025.