USO DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DO TÓPICO DE ELETRICIDADE: O QUE REVELA AS PESQUISAS NO PERÍODO DE 2013 A 2021?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6iespecial.14786

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, ensino de Física, Unidades de Ensino Potencialmente Significativa

Resumo

A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) trata-se de uma aprendizagem pela qual o aprendiz deve participar de forma ativa e intencional no processo de construção pessoal de significados. Essa construção ocorre a partir da interação, não literal e não arbitrária, de conhecimentos presentes em sua estrutura cognitiva com uma nova informação. Para promover uma aprendizagem significativa é preciso considerar os conhecimentos prévios do aprendiz e oferecer materiais potencialmente significativos. A partir dessa concepção, apresenta-se neste artigo, os resultados de uma investigação que teve por objetivo identificar em trabalhos de dissertação propostas de construção e implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) no Ensino de Física relacionados ao tópico eletricidade. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo estado do conhecimento em trabalhos, da Área de Ensino, disponíveis on-line no sistema de avaliação da CAPES, para o período de 2013 a 2021. O corpus do estudo se constituiu de sete dissertações que contêm os vocábulos “Aprendizagem Significativa” AND “Eletricidade” e “UEPS” AND “Eletricidade”. Na análise destes trabalhos foram considerados os aspectos relacionados aos conhecimentos prévios, organizadores prévios estratégias didáticas e avaliação. Os resultados revelaram que as UEPS têm presente em sua estrutura    planejamento, organização e proposição de atividades capazes de promover uma aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José de Arimatéia Monteiro de Paula

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo, graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Professor da rede pública estadual de Rondônia.

Marivane de Oliveira Biazus

Doutora em Educação, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e graduada em Física pela Universidade de Passo Fundo. Professora da rede pública e privada do Rio Grande do Sul.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo (UPF).

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Passo Fundo, RS.

Downloads

Publicado

22-04-2023

Como Citar

DE ARIMATÉIA MONTEIRO DE PAULA, J.; DE OLIVEIRA BIAZUS, M.; WERNER DA ROSA, C. T. USO DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DO TÓPICO DE ELETRICIDADE: O QUE REVELA AS PESQUISAS NO PERÍODO DE 2013 A 2021?. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. especial, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6iespecial.14786. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14786. Acesso em: 20 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)