O PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTO LATINO-AMERICANO: UM PANORAMA DO ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6iespecial.14785

Palavras-chave:

Agir criticamente, Reflexão crítica, Estratégias de Ensino, Conceitos

Resumo

Esta investigação tem como objetivo compreender e apresentar um panorama sobre conceitos, referenciais e estratégias de ensino que pesquisadores latino-americanos têm utilizado para discutir o Pensamento Crítico (PC) no ensino de Ciências. Para tanto, realizamos um estudo de revisão bibliográfica do tipo estado do conhecimento, desenvolvido a partir de trabalhos acadêmicos disponíveis nos anais do Seminário Internacional do Pensamento Crítico (SIPC), artigos publicados em periódicos especializados da área do Ensino de Ciências entre os anos 2014 e 2017, bem como uma tese doutorado publicada no ano 2014 e 4 dissertações de mestrado publicadas entre os anos 2013 e 2017.  Para tanto foram analisados, por meio de análise de conteúdo, 45 trabalhos acerca dos conceitos, referenciais e estratégias de ensino que evidenciam o PC em Ciências. Os resultados apontam que as pesquisas latino-americanas tem influência do PC como um pensamento racional e reflexivo, focado no agir crítico (24:45) e como uma forma de refletir criticamente sobre o mundo voltado a emancipação social (13:45). Em relação aos referenciais teóricos foram encontradas 66 diferentes citações, sendo um dos principais do contexto latino-americano, o colombiano Tamayo (11:66). Entre as estratégias de ensino destacam-se as Sequências/Unidades Didáticas (6) e Argumentação (3) e Questões Sociocientíficas (QSC) (4). Desse modo, percebemos que o conceito de PC no ensino de Ciências no contexto latino-americano ainda está desenvolvimento, para tanto, se torna necessário investigar e ampliar o debate acerca da temática devido a sua importância na formação dos sujeitos, uma vez que, este pensamento possibilita pela via da alfabetização científica: interagir e atuar criticamente em sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letiane Lopes da Cruz

Graduação em Ciências Biológicas-Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências- PPGEC (UFFS), Brasil. 

Roque Ismael da Costa Gülich, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

 Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - PPGEC (UFFS), Brasil.

Leonardo Fabio Martínez Pérez, Universidad Pedagógica Nacional (UPN).

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor da Universidad Pedagógica Nacional (UPN), Colômbia. 

Elizabeth Casallas, E. D. Nicolás Buenaventura Colômbia

Doutoranda pela Universidad Pedagógica Nacional (UPN), Professora da I. E. D. Nicolás Buenaventura Colômbia. 

Downloads

Publicado

22-04-2023

Como Citar

LOPES DA CRUZ, L.; DA COSTA GÜLICH, R. I.; MARTÍNEZ PÉREZ, L. F.; CASALLAS, E. O PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTO LATINO-AMERICANO: UM PANORAMA DO ESTADO DO CONHECIMENTO. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. especial, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6iespecial.14785. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14785. Acesso em: 20 mar. 2025.