O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL, CHILE E COLÔMBIA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6iespecial.14784Palavras-chave:
Ensino por Investigação, América Latina, Educação CientíficaResumo
Este estudo teve por objetivo comparar a proposta do Ensino por Investigação em documentos curriculares do Brasil, Chile e Colômbia no intuito de estabelecer semelhanças e distinções entre ambas. É um estudo qualitativo e documental com análises realizadas em documentos normativos de ensino da área de Ciências da Natureza, Base Nacional Comum Curricular no Brasil, Bases Curriculares 7° básico a 2° médio do Chile e os Padres Básicos de Competência da área Ciências da natureza. Observamos convergências nos três países entre os elementos investigativos referentes à identificação e proposição do problema e comunicação. No Chile os elementos investigativos distintos são planejamento da investigação, processar e analisar evidências e avaliar. No documento brasileiro há ênfase na necessidade do uso da linguagem científica e importância que os estudantes façam intervenções a partir dos conhecimentos obtidos no processo investigativo; na Colômbia a formulação de perguntas e hipóteses, analisar, a capacidade de assombro, a busca de soluções; o uso das explicações a partir das teorias, e o estabelecimento de relações. Este estudo não é conclusivo, porém, os dados são relevantes para pesquisas posteriores referentes ao conteúdo dos documentos normativos de ensino quanto ao Ensino por Investigação.Downloads
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Publicado
22-04-2023
Como Citar
DE FREITAS ZOMPERO, A.; LINETH PARGA LOSANO, D.; VILDOSOLA TIBAUD, X.; RODRIGUES, E. A. O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL, CHILE E COLÔMBIA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. especial, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6iespecial.14784. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14784. Acesso em: 20 mar. 2025.
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Seção
Artigos
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