O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL, CHILE E COLÔMBIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6iespecial.14784

Palavras-chave:

Ensino por Investigação, América Latina, Educação Científica

Resumo

Este estudo teve por objetivo comparar a proposta do Ensino por Investigação em documentos curriculares do Brasil, Chile e Colômbia no intuito de estabelecer semelhanças e distinções entre ambas. É um estudo qualitativo e documental com análises realizadas em documentos normativos de ensino da área de Ciências da Natureza, Base Nacional Comum Curricular no Brasil, Bases Curriculares 7° básico a 2° médio do Chile e os Padres Básicos de Competência da área Ciências da natureza. Observamos convergências nos três países entre os elementos investigativos referentes à identificação e proposição do problema e comunicação. No Chile os elementos investigativos distintos são planejamento da investigação, processar e analisar evidências e avaliar. No documento brasileiro há ênfase na necessidade do uso da linguagem científica e importância que os estudantes façam intervenções a partir dos conhecimentos obtidos no processo investigativo; na Colômbia a formulação de perguntas e hipóteses, analisar, a capacidade de assombro, a busca de soluções; o uso das explicações a partir das teorias, e o estabelecimento de relações. Este estudo não é conclusivo, porém, os dados são relevantes para pesquisas posteriores referentes ao conteúdo dos documentos normativos de ensino quanto ao Ensino por Investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia de Freitas Zompero

Doutora em Ensino de Ciências. Univeridade Estadual de Londrina.

Diana Lineth Parga Losano

Doutora em Educação para a Ciência. Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá.

Ximena Vildosola Tibaud

Doutora em Didática das ciências. Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación – UMCE, ; Chile.

Eduarda Avani Rodrigues

Licenciada em Ciências Biológicas. Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

22-04-2023

Como Citar

DE FREITAS ZOMPERO, A.; LINETH PARGA LOSANO, D.; VILDOSOLA TIBAUD, X.; RODRIGUES, E. A. O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL, CHILE E COLÔMBIA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. especial, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6iespecial.14784. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14784. Acesso em: 20 mar. 2025.