O CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM OLHAR PARA A BNCC E OS LIVROS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6iespecial.14783Palavras-chave:
Ensino Médio, PNLD, Discursos CurricularesResumo
A história do currículo no ensino de Ciências no Brasil é caracterizada por mudanças significativas, desde aspectos relacionados ao entendimento do que é currículo, até nos processos que buscam qualificar a aprendizagem dos conceitos científicos. Neste estudo temos como objetivo analisar a relação currículo de Ciências e Livro Didático (LD), com foco nas alterações realizadas por meio do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018. O texto está estruturado no formato de ensaio teórico, apresentando o LD como um elemento representante do currículo escolar brasileiro a partir de uma perspectiva discursiva. Ainda, versa acerca das alterações observadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) após a BNCC. Complementando a discussão foram utilizadas falas de professores da área de Ciências da Natureza em atividade em escola pública na Educação Básica realizadas a partir de uma entrevista. Por fim, discutimos a proposição da BNCC no contexto da área do ensino de Ciências brasileiro e as alterações realizadas nos LD propostos no PNLD 2021, voltado para o Novo Ensino Médio.Downloads
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Publicado
22-04-2023
Como Citar
HENSING NILLES, J.; DE ANDRADE LEITE, F. O CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM OLHAR PARA A BNCC E OS LIVROS DIDÁTICOS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. especial, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6iespecial.14783. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14783. Acesso em: 20 mar. 2025.
Edição
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Artigos
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