O CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM OLHAR PARA A BNCC E OS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6iespecial.14783

Palavras-chave:

Ensino Médio, PNLD, Discursos Curriculares

Resumo

A história do currículo no ensino de Ciências no Brasil é caracterizada por mudanças significativas, desde aspectos relacionados ao entendimento do que é currículo, até nos processos que buscam qualificar a aprendizagem dos conceitos científicos. Neste estudo temos como objetivo analisar a relação currículo de Ciências e Livro Didático (LD), com foco nas alterações realizadas por meio do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018.  O texto está estruturado no formato de ensaio teórico, apresentando o LD como um elemento representante do currículo escolar brasileiro a partir de uma perspectiva discursiva. Ainda, versa acerca das alterações observadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) após a BNCC. Complementando a discussão foram utilizadas falas de professores da área de Ciências da Natureza em atividade em escola pública na Educação Básica realizadas a partir de uma entrevista. Por fim, discutimos a proposição da BNCC no contexto da área do ensino de Ciências brasileiro e as alterações realizadas nos LD propostos no PNLD 2021, voltado para o Novo Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Jéssica Hensing Nilles

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC).

Fabiane de Andrade Leite, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

 Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora adjunta do curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). 

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Publicado

22-04-2023

Como Citar

HENSING NILLES, J.; DE ANDRADE LEITE, F. O CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM OLHAR PARA A BNCC E OS LIVROS DIDÁTICOS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. especial, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6iespecial.14783. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14783. Acesso em: 20 mar. 2025.