INTERAÇÕES ENTRE TECNOLOGIA, CIÊNCIA E SOCIEDADE NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6iespecial.14781

Palavras-chave:

Educação CTS, Concepção de Tecnologia, Formação de professores

Resumo

Compreender a Sociedade atual e o papel da Tecnologia e Ciência exige que se tome como objeto de investigação as próprias inter-relações entre a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade. Nesse sentido, este estudo buscou identificar as interações percebidas entre Tecnologia na Ciência e Sociedade na visão de professores em formação inicial dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa é de abordagem qualitativa. Participaram 75 licenciandos. Utilizou-se como instrumento um questionário. Para interpretação das respostas empregou-se o método Análise Textual Discursiva. Infere-se que os professores em formação inicial percebem a Tecnologia e suas relações com a Ciência e Sociedade, alinhados ainda a um discurso que se adere a concepção do modelo linear de desenvolvimento. Mencionam-se ainda que denotam a prevalência de concepções instrumentalistas, seguida de concepções deterministas, salvacionistas e utilitaristas de Tecnologia. Discursos mais amplos e críticos sobre Tecnologia foram menos identificados. Sinaliza-se, que a implementação de Dimensões Tecnológicas, aspectos da Teoria Crítica da Tecnologia, História e Filosofia da Tecnologia, Alfabetização Tecnológica e Natureza da Tecnologia na abordagem da Educação CTS nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Licenciatura de Ciências, podem ser caminhos que auxiliem a construção de concepções amplas e críticas sobre Tecnologia e suas relações com a Ciência e a Sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dioginys Cesar Felix de Lima

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutorando no mesmo Programa, Brasil. E-mail: . 

Josivania Marisa Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

Marcelo Prado Amaral Rosa

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Visitante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. 

Downloads

Publicado

22-04-2023

Como Citar

FELIX DE LIMA, D. C.; DANTAS, J. M.; PRADO AMARAL ROSA, M. INTERAÇÕES ENTRE TECNOLOGIA, CIÊNCIA E SOCIEDADE NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE CIÊNCIAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. especial, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6iespecial.14781. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14781. Acesso em: 20 mar. 2025.