CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA UEPS PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON: UMA PROPOSTA COM ENFOQUE CTS PARA O ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6iespecial.14780Palavras-chave:
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, Ciência Tecnologia e Sociedade, Ensino de Física, Proposta didáticaResumo
A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) foi proposta por Ausubel e baseia-se na possibilidade de construção intencional de novos significados por parte do aprendiz, a partir da interação com significados já existentes em sua própria estrutura cognitiva. Para que isso ocorra é necessário que o aprendiz manifeste disposição para aprender e o material utilizado no processo de aprendizagem seja potencialmente significativo. Considerando-se isso, o presente estudo tratará de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com enfoque em Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) para alunos da primeira série do Ensino Médio na disciplina de Física. Nesta UEPS abordou-se mais especificamente as Leis de Newton e a sua relação com as leis e dispositivos de segurança no trânsito. O objetivo foi de construir e aplicar uma UEPS para que se pudesse facilitar a construção de uma aprendizagem mais significativa para o aluno, e também de mostrar como a Física faz parte do seu cotidiano. Os resultados obtidos com a aplicação da proposta permitiram identificar indícios de aprendizagem significativa, mostrando que a UEPS é promissora no sentido de se apresentar como um material de ensino potencialmente significativo.Downloads
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Publicado
22-04-2023
Como Citar
DEON DALLA CORTE, H.; GIACOMELLI, A. C.; DE OLIVEIRA BIAZUS, M. CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA UEPS PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON: UMA PROPOSTA COM ENFOQUE CTS PARA O ENSINO MÉDIO. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. especial, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6iespecial.14780. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14780. Acesso em: 20 mar. 2025.
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Artigos
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