CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA UEPS PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON: UMA PROPOSTA COM ENFOQUE CTS PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6iespecial.14780

Palavras-chave:

Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, Ciência Tecnologia e Sociedade, Ensino de Física, Proposta didática

Resumo

A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) foi proposta por Ausubel e baseia-se na possibilidade de construção intencional de novos significados por parte do aprendiz, a partir da interação com significados já existentes em sua própria estrutura cognitiva. Para que isso ocorra é necessário que o aprendiz manifeste disposição para aprender e o material utilizado no processo de aprendizagem seja potencialmente significativo. Considerando-se isso, o presente estudo tratará de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com enfoque em Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) para alunos da primeira série do Ensino Médio na disciplina de Física. Nesta UEPS abordou-se mais especificamente as Leis de Newton e a sua relação com as leis e dispositivos de segurança no trânsito. O objetivo foi de construir e aplicar uma UEPS para que se pudesse facilitar a construção de uma aprendizagem mais significativa para o aluno, e também de mostrar como a Física faz parte do seu cotidiano. Os resultados obtidos com a aplicação da proposta permitiram identificar indícios de aprendizagem significativa, mostrando que a UEPS é promissora no sentido de se apresentar como um material de ensino potencialmente significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Deon Dalla Corte

Graduado em Física pela Universidade de Passo Fundo. Professor da rede pública do Rio Grande do Sul. 

Alisson Cristian Giacomelli, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu), Mestre em Ensino e Ciências e Matemática e graduado em Física pela Universidade de Passo Fundo, RS. Professor do Curso de Física da Universidade de Passo Fundo.

Marivane de Oliveira Biazus

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu), Mestre em Ensino e Ciências e Matemática e graduada em Física pela Universidade de Passo Fundo, RS. Professora de Física da rede privada e pública do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

22-04-2023

Como Citar

DEON DALLA CORTE, H.; GIACOMELLI, A. C.; DE OLIVEIRA BIAZUS, M. CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA UEPS PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON: UMA PROPOSTA COM ENFOQUE CTS PARA O ENSINO MÉDIO. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. especial, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6iespecial.14780. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14780. Acesso em: 20 mar. 2025.