A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: ANÁLISE DE TRABALHOS NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

  • Anita Lima Pimenta Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Glêsiane Coelho de Alaor Viana Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Luiz Henrique Ferraz Pereira Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6iespecial.14772

Palavras-chave:

Teoria das Situações Didáticas, Aprendizagem significativa, Ensino de Ciências, Ensino de Matemática

Resumo

O artigo visa apresentar como a Teoria das Situações Didáticas (TSD), identificada em trabalhos da área de Ensino de Ciências e Matemática, tem sido aplicada em situações de ensino em conjunto com pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Para tanto, discorre sobre alguns aspectos descritivos do conceito de aprendizagem significativa e, em seguida, explana brevemente sobre a TSD. Na sequência, apresenta a análise de trabalhos acadêmicos nos quais a TSD aparece associada à TAS e vinculada à educação básica. A leitura e a análise dos trabalhos evidenciam que, no caso da TAS, os temas centrais abordados nos estudos vinculam-se à importância da identificação dos conceitos subsunçores e da predisposição do aluno para aprender e que, em termos da TSD, o destaque fica por conta do estabelecimento do contrato didático nas relações entre o meio, os alunos e o professor. Por fim, fica evidenciada a relevância notória do protagonismo do aluno nesse processo de aprendizagem, permitindo que ele se torne agente ativo na construção do próprio conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anita Lima Pimenta, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Especialista em Matemática, Educação de Jovens e Adultos e Gestão Escolar, Graduação em Licenciatura em Matemática. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo - PPGECM (UPF). Docente de Educação Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Glêsiane Coelho de Alaor Viana, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Especialista em Ensino de Física e Ensino de Matemática, Graduação em Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo - PPGECM (UPF). Docente de Educação Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Luiz Henrique Ferraz Pereira, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Educação, Mestre em Educação, Graduação em Licenciatura em Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF). 

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo.

Doutor em Educação em Ciências, Mestre em Ensino de Física, Especialista em Física, Graduação em Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF). 

Downloads

Publicado

20-04-2023

Como Citar

LIMA PIMENTA, A.; COELHO DE ALAOR VIANA, G.; FERRAZ PEREIRA, L. H.; DARROZ, L. M. A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: ANÁLISE DE TRABALHOS NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. especial, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6iespecial.14772. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14772. Acesso em: 20 mar. 2025.