A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: ANÁLISE DE TRABALHOS NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6iespecial.14772Palavras-chave:
Teoria das Situações Didáticas, Aprendizagem significativa, Ensino de Ciências, Ensino de MatemáticaResumo
O artigo visa apresentar como a Teoria das Situações Didáticas (TSD), identificada em trabalhos da área de Ensino de Ciências e Matemática, tem sido aplicada em situações de ensino em conjunto com pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Para tanto, discorre sobre alguns aspectos descritivos do conceito de aprendizagem significativa e, em seguida, explana brevemente sobre a TSD. Na sequência, apresenta a análise de trabalhos acadêmicos nos quais a TSD aparece associada à TAS e vinculada à educação básica. A leitura e a análise dos trabalhos evidenciam que, no caso da TAS, os temas centrais abordados nos estudos vinculam-se à importância da identificação dos conceitos subsunçores e da predisposição do aluno para aprender e que, em termos da TSD, o destaque fica por conta do estabelecimento do contrato didático nas relações entre o meio, os alunos e o professor. Por fim, fica evidenciada a relevância notória do protagonismo do aluno nesse processo de aprendizagem, permitindo que ele se torne agente ativo na construção do próprio conhecimento.Downloads
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Publicado
20-04-2023
Como Citar
LIMA PIMENTA, A.; COELHO DE ALAOR VIANA, G.; FERRAZ PEREIRA, L. H.; DARROZ, L. M. A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: ANÁLISE DE TRABALHOS NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. especial, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6iespecial.14772. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14772. Acesso em: 20 mar. 2025.
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Seção
Artigos
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