A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM TEATRO DE TEMÁTICA CIENTÍFICA NA IBERO-AMÉRICA: UM RECORTE ENTRE 2009 E 2020
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6iespecial.14771Palavras-chave:
Teatro de temática científica., Estado da arte, Ibero-américaResumo
No presente artigo busca-se analisar a produção sobre teatro de temática científica, identificando confluências e distanciamentos das pesquisas realizadas no âmbito da Ibero-américa. Para tanto foi realizada uma busca em 23 periódicos de ensino de ciências de diversos países. Sendo realizada uma análise de conteúdo e uma análise lexical apoiada no software Iramuteq 0.7 alfa 2. Foram encontrados ao todo 16 artigos e os resultados demonstram que há uma forte predominância de propostas voltadas ao ensino na educação formal de física e química, com predominância geográfica de artigos brasileiros concentrados no sudeste do país, havendo boa distribuição entre propostas para o ensino médio e a formação de professores. Os dados do Iramuteq reafirmam essas conclusões. Ao final o estudo aponta a necessidade de incentivar e valorizar a divulgação científica na educação não-formal, outras disciplinas (biologia e ciências, em geral) e o fortalecimento de propostas para o ensino fundamental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-04-2023
Como Citar
DOS SANTOS SOUZA, L. F.; DIAS SANTOS, A. G.; SOUTO DE SOUSA JUNIOR, F.; OLIVEIRA NUNES, A. A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM TEATRO DE TEMÁTICA CIENTÍFICA NA IBERO-AMÉRICA: UM RECORTE ENTRE 2009 E 2020. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. especial, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6iespecial.14771. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14771. Acesso em: 20 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR