ESTRUTURA COGNITIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE CONTEXTOS GERAIS LIGADOS À MICROBIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.14219Palavras-chave:
Estrutura cognitiva. Microbiologia. Ensino.Resumo
A estrutura cognitiva de estudantes está diretamente relacionada ao modo como o conhecimento é construído ao longo da trajetória escolar. A falta de contextualização com a priorização do ensino voltado exclusivamente a exposição e memorização de conceitos pode ter relação com as dificuldades encontradas na construção do conhecimento significativo e adequado em relação a temáticas voltadas à Microbiologia. Assim, buscou-se analisar a estrutura cognitiva de estudantes do Ensino Médio frente a contextos gerais relacionados à Microbiologia, bem como buscar conceitos e interações entre estes, por meio do Teste de Associação de Palavras (TAP), com posterior criação de nuvens de palavras visando expressar e discutir de modo mais detalhado a distribuição das respostas. Foi possível identificar concepções descontextualizadas, problematizadas com o Ensino de Ciências Naturais e suas interfaces, que pode servir como ponto de reflexão para a prática docente.Downloads
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Publicado
12-07-2024
Como Citar
BEZERRA, R. V.; SODRÉ NETO, L. ESTRUTURA COGNITIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE CONTEXTOS GERAIS LIGADOS À MICROBIOLOGIA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i1.14219. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14219. Acesso em: 19 jun. 2025.
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Artigos
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