FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA CRÍTICA: UM PANORAMA DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

  • Aldo Peres Campos Lopes Unifei

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.14214

Palavras-chave:

Educação matemática crítica, Modelagem matemática, Formação de professor, Revisão sistemática

Resumo

Apresentamos um panorama das produções científicas relativas à formação de professores e à modelagem matemática na perspectiva da educação matemática crítica. Nesta pesquisa foi adotada uma abordagem qualitativa, seguindo os aspectos de uma investigação do estado da arte no campo da educação matemática. A coleta de dados foi feita no banco de teses e dissertações da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), abrangendo produções publicadas até o ano de 2020. Destacamos os objetivos almejados, as concepções de modelagem matemática e as perspectivas críticas adotadas e as conclusões obtidas. A análise dos 21 trabalhos selecionados evidenciou que a modelagem matemática é uma alternativa metodológica que pode trazer interesse, colaborar para a criatividade e promover uma atitude positiva em relação à matemática. Ademais, pode desenvolver competências críticas. Por outro lado, poucos desses trabalhos focaram na implementação da modelagem e em analisar o desenvolvimento da reflexão crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-01-2024

Como Citar

LOPES, A. P. C. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA CRÍTICA: UM PANORAMA DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v6i2.14214. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14214. Acesso em: 5 out. 2024.