A EDUCAÇÃO CTS NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13798

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Docência, Ciência-Tecnologia-Sociedade

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar pesquisas vinculadas a Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino Médio através de uma revisão bibliográfica em trabalhos da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro  de Informação em Ciência e Tecnologias (IBICT). A abordagem metodológica é qualitativa do tipo bibliográfica, seguindo pressupostos metodológicos para compor um estado do conhecimento. Os trabalhos foram analisados adotandoa metodologia da Análise Textual Discursiva, organizando os resultados em duas categorias emergentes: (1) Implicações da realidade escolar e da motivação dos alunos na formação e atuação do professor, com perspectiva CTS; (2) Percursos e resultados da formação e da prática de professores, com perspectiva CTS, no Ensino Médio. Os resultados encontrados evidenciam uma realidade escolar fragilizada, compreensões limitadas dos professores sobre CTS e apontam a formação docente como direção para o desenvolvimento de práticas pedagógicas articuladas à educação CTS. A falta de planejamento coletivo é um fator limitante assinalado pela pesquisa ao desenvolvimento de novas propostas de ensino e a mudança de postura dos professores em relação ao ensino interdisciplinar é um destaque da pesquisa, tendo em vista ser um fator relevante para alavancar a educação baseado na tríade CTS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sinara München, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre e doutora em Educação em Ciências (UFSM). Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim/RS, e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) Campus Cerro Largo/RS. Os interesses de estudo e pesquisa se concentram no Ensino de Ciências e Química com ênfase nos seguintes temas: Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade; materiais didáticos; formação de professores; e Educação do Campo.

Downloads

Publicado

05-10-2023

Como Citar

THOMAS PREUSSLER, V.; MÜNCHEN, S. A EDUCAÇÃO CTS NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6i1.13798. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13798. Acesso em: 8 jul. 2025.