ANÁLISE DE DESENHOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13164Palavras-chave:
Desenho; Ensino de ciências; Ensino por investigação; Pesquisa documentalResumo
A presente pesquisa objetivou analisar desenhos produzidos por alunos do Ensino Fundamental em uma sequência de ensino investigativa, tendo foco nas finalidades dos desenhos em suas produções escritas e na identificação de elementos composicionais desses desenhos. A abordagem é qualitativa e caracteriza-se como documental. Foram analisados 116 desenhos produzidos em uma sequência didática cujo problema inicial era “De onde vem o mel?”. Para analisar as finalidades dos desenhos nas produções escritas elaboradas pelos alunos, foram utilizadas as categorias: ilustrativos, parcialmente ilustrativos, complementares e independentes. Em relação à finalidade, a maior parte dos desenhos foi inserida na categoria ilustrativos, ou seja, trazia informações bastante semelhantes às do texto escrito. Os desenhos também nos revelaram elementos importantes de suas composições, que nos levaram a elaborar categorias para agrupá-los, como a organização espacial e a representação humana. Essas categorias puderam ressaltar as individualidades dos alunos em suas formas de se expressar e organizar seus pensamentos no papel. Vale reiterar que as formas de registro do desenho e da escrita podem trabalhar em conjunto, sendo, muitas vezes, complementares e possibilitando uma construção mais completa de ideias. O desenho é uma forma de linguagem interessante no contexto do ensino, permitindo acessar elementos que podem ajudar a traduzir ideias que dificilmente seriam expressas em outro tipo de linguagem, além de ser uma opção simples e acessível. As atividades investigativas propiciam não somente o aperfeiçoamento de conteúdos conceituais, mas, também, dos procedimentais e atitudinais. Em nossa pesquisa isso foi evidenciado em diferentes momentos, como no engajamento ao responder e formular perguntas, na cooperação durante a elaboração e construção de armadilhas em uma das atividades, bem como na finalização, quando houve a sistematização do conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
05-10-2023
Como Citar
MORAIS, F. C. de; VALLE, M. G. do; LEMOS, R. A. ANÁLISE DE DESENHOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6i1.13164. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13164. Acesso em: 6 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Fernanda Costa de Morais, Mariana Guelero do Valle, Renata Araujo Lemos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR