ANÁLISE DE DESENHOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

Autores

  • Fernanda Costa de Morais Universidade Federal do Maranhão
  • Mariana Guelero do Valle Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0001-5203-370X
  • Renata Araujo Lemos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13164

Palavras-chave:

Desenho; Ensino de ciências; Ensino por investigação; Pesquisa documental

Resumo

A presente pesquisa objetivou analisar desenhos produzidos por alunos do Ensino Fundamental em uma sequência de ensino investigativa, tendo foco nas finalidades dos desenhos em suas produções escritas e na identificação de elementos composicionais desses desenhos. A abordagem é qualitativa e caracteriza-se como documental. Foram analisados 116 desenhos produzidos em uma sequência didática cujo problema inicial era “De onde vem o mel?”. Para analisar as finalidades dos desenhos nas produções escritas elaboradas pelos alunos, foram utilizadas as categorias: ilustrativos, parcialmente ilustrativos, complementares e independentes. Em relação à finalidade, a maior parte dos desenhos foi inserida na categoria ilustrativos, ou seja, trazia informações bastante semelhantes às do texto escrito. Os desenhos também nos revelaram elementos importantes de suas composições, que nos levaram a elaborar categorias para agrupá-los, como a organização espacial e a representação humana. Essas categorias puderam ressaltar as individualidades dos alunos em suas formas de se expressar e organizar seus pensamentos no papel. Vale reiterar que as formas de registro do desenho e da escrita podem trabalhar em conjunto, sendo, muitas vezes, complementares e possibilitando uma construção mais completa de ideias. O desenho é uma forma de linguagem interessante no contexto do ensino, permitindo acessar elementos que podem ajudar a traduzir ideias que dificilmente seriam expressas em outro tipo de linguagem, além de ser uma opção simples e acessível. As atividades investigativas propiciam não somente o aperfeiçoamento de conteúdos conceituais, mas, também, dos procedimentais e atitudinais. Em nossa pesquisa isso foi evidenciado em diferentes momentos, como no engajamento ao responder e formular perguntas, na cooperação durante a elaboração e construção de armadilhas em uma das atividades, bem como na finalização, quando houve a sistematização do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05-10-2023

Como Citar

MORAIS, F. C. de; VALLE, M. G. do; LEMOS, R. A. ANÁLISE DE DESENHOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6i1.13164. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13164. Acesso em: 6 dez. 2024.