GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ENGENHARIA

Autores

  • Cristian Teixeira Marques Faculdade CESURG Marau
  • Jéssica Alves Galante Faculdade CESURG Marau

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5iespecial.12932

Palavras-chave:

Gamificação, Ensino e Aprendizagem, Ensino de Engenharia

Resumo

O grande desafio deste início de século é a crescente busca por metodologias pedagógicas inovadoras capazes de ultrapassar os limites do treinamento puramente técnico e tradicional. Em meio a tantas técnicas, uma das mais utilizadas é a Gamificação. Nesse sentido buscou-se comparar o ensino de uma disciplina de engenharia, aplicado de duas formas distintas, com e sem gamificação, e medir o impacto na participação, engajamento e aprendizagem dos alunos. Como resultado, é possível de se concluir que os alunos que foram expostos a gamificação apresentaram mais interesse em participar das aulas e também reflexo na medição de desempenho através de notas superiores ao ensino tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristian Teixeira Marques, Faculdade CESURG Marau

Mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo. Professor e Coordenador do Curso de Engenharia Civil da Faculdade CESURG Marau.

Jéssica Alves Galante, Faculdade CESURG Marau

Engenheira Civil Especialista em Gerenciamento de Obras pela Faculdade Meridional (IMED) e MBA em Marketing pela FGV. Professora dos Cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Produção e Administração da Faculdade CESURG Marau.

Downloads

Publicado

23-02-2022

Como Citar

MARQUES, C. T.; GALANTE, J. A. GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ENGENHARIA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. especial, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5iespecial.12932. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12932. Acesso em: 10 dez. 2023.