AUDIOBOOK E MEDIAÇÃO DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5iespecial.12888

Palavras-chave:

Contação de História, Ensino de Computação, Ensino Fundamental

Resumo

O texto é uma análise de produto (audiobook) desenvolvido numa disciplina de Mídias na Educação do Curso de Licenciatura em Computação. O produto foi disponibilizado em um website para que estudantes não alfabetizados ou em processo de alfabetização possam acessar e usufruir do conteúdo e das atividades do pensamento computacional plugado e desplugado com mediação docente. Um dos projetos futuros será o desenvolvimento da atividade com o audiobook numa turma da Educação Infantil para entender se contribui no desenvolvimento do pensamento computacional.

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Biografia do Autor

Adão Caron Cambraia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Adão Caron Cambraia é graduado em Informática pela UNIJUÍ. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha desde 2011. Meste e Doutor em Educação nas Ciências ? Computação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Especialista em Informática aplicada à Educação pela Universidade de Passo Fundo. É membro da Comissão Institucional de Pesquisa (CIP) do Instituto Federal Farroupilha. Tem experiência nas áreas de Computação e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem em Ambientes Digitais, Cultura tecnológica, Informática na Educação e Projetos integradores, Formação Docente e Currículo.

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Publicado

01-09-2021

Como Citar

LUTZ, R. de R.; CAMBRAIA, A. C.; FRANÇA, R. S. de. AUDIOBOOK E MEDIAÇÃO DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. especial, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v5iespecial.12888. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12888. Acesso em: 15 maio. 2025.