EXPERIÊNCIAS DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

  • Carine Webber Universidade de Caxias do Sul
  • Camila De Cesaro
  • Deise Guder
  • Diego Flores
  • Joana Valim Becker

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5iespecial.12853

Palavras-chave:

Pensamento Computacional

Resumo

O pensamento computacional e a inteligência artificial são temas emergentes na educação. Por compreenderem conceitos complexos e abrangentes, muitas estratégias estão sendo testadas e avaliadas, como formas de inseri-los efetivamente no ensino. Dentre os aspectos a considerar, tem-se a formação docente e seus desafios, tratados neste artigo. Nesta pesquisa, professores em formação conheceram o ambiente App Inventor e realizaram planejamentos de sequências didáticas combinando a programação de apps e os componentes curriculares de suas respectivas áreas. As etapas envolveram a programação e o planejamento das aulas, aqui brevemente expostos. Dentre as observações do estudo destaca-se que, apesar do desafio inicial da programação, todos os docentes envolvidos ficaram surpresos e motivados pelas potencialidades evidenciadas pela criação de aplicativos na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-02-2022

Como Citar

WEBBER, C.; DE CESARO, C.; GUDER, D.; FLORES, D.; BECKER, J. V. EXPERIÊNCIAS DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. especial, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5iespecial.12853. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12853. Acesso em: 13 fev. 2025.