OS MACROINVERTEBRADOS AQUÁTICOS VÃO ÀS ESCOLAS

Autores

  • Francisco Alexandre Costa Sampaio Instituto Federal Baiano, Campus Santa Inês https://orcid.org/0000-0002-5399-4032
  • Lázaro Araújo Santos Araújo Santos Instituto Federal Baiano, Campus Santa Inês
  • Thais Marques Silva Instituto Federal Baiano, Campus Santa Inês
  • Crislane Nascimento Machado Instituto Federal Baiano, Campus Santa Inês

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12757

Palavras-chave:

Ensino de ciências e biologia, zoologia, artrópodes, educação ambiental

Resumo

O desconhecimento por parte da população em relação ao meio ambiente, apesar de muitos esforços coletivos, ainda se constitui um aspecto a ser muito trabalhado. Assim, este trabalho buscou aproximar os estudantes em relação à biodiversidade dos ecossistemas aquáticos que os cercam, de modo a refletir sobre a realidade no qual estão inseridos e contribuir para o desenvolvimento de uma consciência crítica quanto à problemática ambiental. Para tanto, utilizou-se os macroinvertebrados aquáticos como ferramenta de ensino, sob diversas abordagens de biologia, ecologia e educação ambiental. Os macroinvertebrados foram coletados em afluentes do rio (xxxxxx), XX e posteriormente identificados e organizados em uma coleção didática. Esta coleção percorreu diferentes escolas de nível fundamental, onde foram realizadas ações educacionais sobre os organismos por meio de slides, figuras e uma cartilha. Ao final das ações foi possível averiguar, com base no discurso dos educandos bem como na participação durante as atividades, uma mudança na percepção em relação aos ambientes aquáticos e os macroinvertebrados. Após esse contato, os estudantes demonstraram estar sensibilizados quanto aos impactos nos ecossistemas aquáticos e consequentemente, aos organismos que deles dependem.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Alexandre Costa Sampaio, Instituto Federal Baiano, Campus Santa Inês

Professor do IFBAIANO, coordenador do referido projeto e orientador.

Lázaro Araújo Santos Araújo Santos, Instituto Federal Baiano, Campus Santa Inês

Estudante bolsista integrante do trabalho.

Thais Marques Silva, Instituto Federal Baiano, Campus Santa Inês

Estudante bolsista do trabalho.

Crislane Nascimento Machado, Instituto Federal Baiano, Campus Santa Inês

Estudante integrante do estudo.

Downloads

Publicado

06-01-2023

Como Citar

SAMPAIO, F. A. C.; SANTOS, L. A. S. A.; SILVA, T. M.; MACHADO, C. N. OS MACROINVERTEBRADOS AQUÁTICOS VÃO ÀS ESCOLAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v5i2.12757. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12757. Acesso em: 14 jul. 2024.