Metacognição e seus 50 anos: cenários e perspectivas para o Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.12194

Palavras-chave:

John Hurley Flavell, Metacognição, educação em ciências

Resumo

Os estudos envolvendo metacognição completam 50 anos e revelam uma diversidade de áreas que tem utilizado esse conceito que foi cunhado por Flavell na década de 1970. Além disso, e mais próximo do contexto educacional, a metacognição tem sido apontada como uma proposta que contribui para a aprendizagem, o que tem oportunizado um olhar mais atento aos componentes metacognitivos (e seus respectivos elementos). Considerando a possibilidade de fazer um tributo a John Hurley Flavell que publicou seu primeiro artigo no ano de 1971 apresentando o termo metamemory que deu origem à denominação metacognição, elaboramos este artigo. Nele divulgamos um conjunto de estudos que abordam a utilização da metacognição em salas de aulas em Ciências, apresentando as características e os impactos dessas práticas, bem como trazendo novas possibilidades de estudos e intervenções. Para isso: introduzimos o termo historicamente e alguns detalhes a respeito das primeiras investigações realizadas; descrevemos diversas reflexões sugeridas por quem buscou avançar na compreensão e na aplicação da metacognição em inúmeras áreas; elencamos resultados de pesquisas ocorridas em salas de aulas; destacamos as possibilidades de escolhas e caminhos praticáveis para um Ensino de Ciências pautado em experiências metacognitivas.

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Biografia do Autor

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica Professora Física Docente Permanente do PPGECM Docente Permanente do PPGEdu

Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, NNGC, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR. Docente da SEED, governo do Estado do Paraná.

Marinez Meneghello Passos, MMP, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR – e docente Sênior colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Câmpus Cornélio Procópio, PR

Sergio de Mello Arruda, SMA, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR

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Publicado

25-01-2021

Como Citar

ROSA, C. T. W. da; CORRÊA, N. N. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. de M. Metacognição e seus 50 anos: cenários e perspectivas para o Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i1.12194. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12194. Acesso em: 21 set. 2023.