Matemática, Pensamento Computacional e BNCC: desafios e potencialidades dos projetos de ensino e das tecnologias na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11841Palavras-chave:
Educação Básica, Pensamento Computacional, Matemática, Competências, BNCCResumo
Este trabalho traz uma discussão sobre o pensamento computacional na educação matemática acompanhada de um relato de experiência da disciplina Informática e Educação Matemática oferecida em um curso de Licenciatura em Matemática. Esse componente curricular tinha como foco trabalhar o Pensamento Computacional (PC) articulado ao ensino da matemática por meio de atividades mão-na-massa utilizando tecnologias digitais. Tal foco surge da necessidade de atualizar a formação de professores diante das novas diretrizes definidas pela Base Nacional Comum Curricular, que trouxe o Pensamento Computacional como uma das habilidades a serem desenvolvidas nos estudantes da Educação Básica. O objetivo deste texto é, portanto, discutir o PC e refletir sobre as vivências de ensino e aprendizagens desenvolvidas durante essas disciplinas, investigando a seguinte problemática: quais as potencialidades e desafios que surgem nos espaços dedicados à formação inicial de professores quando se propõem trabalhar com práticas de ensino que articulam matemática, PC e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Os resultados obtidos apontam para diversas possibilidades de se articular esses três elementos ao mesmo tempo em que impõem desafios aos atuais e futuros professores.Downloads
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Publicado
12-11-2020
Como Citar
LEAL DA SILVA BARBOSA, L.; MALTEMPI, M. V. Matemática, Pensamento Computacional e BNCC: desafios e potencialidades dos projetos de ensino e das tecnologias na formação inicial de professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i3.11841. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11841. Acesso em: 3 out. 2024.
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Artigos
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