PROBLEMATIZAÇÃO A PARTIR DO ARCO DE MAGUEREZ: PRODUÇÃO DE CAFÉ COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i1.11627Palavras-chave:
Ensino de Química, Metodologia da Problematização, Arco de Maguerez, Produção de Café, Metodologias AtivasResumo
As metodologias ativas de ensino têm sido temas de diversos trabalhos por se mostrarem eficazes no auxílio às práticas pedagógicas. Na aplicação desse projeto, foi utilizada a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez em uma turma do 3º ano do Ensino Médio da EEEFM Virgínia Nova, localizada na cidade de Rio Novo do Sul - ES, com o objetivo de debater conteúdos de Química de forma interdisciplinar, utilizando a Produção de Café como tema gerador. Os alunos desenvolveram materiais como: diário de bordo, produção audiovisual, confecção de protótipos e games. A abordagem do projeto utilizando a metodologia da problematização presente no Arco de Maguerez, contribuiu para que os alunos pudessem despertar o senso crítico, reconhecendo uma situação-problema que vivenciam, e criando métodos capazes de solucionar ou minimizar a problemática. Neste contexto, os educandos elaboraram soluções, interligando conceitos da Química, Biologia e eletrônica e produziram despolpador de baixo de custo, irrigador alternativo e secador sustentável. Em relação ao uso das etapas do Arco de Maguerez como metodologia, elas demonstraram que os alunos tendem a apresentar um conhecimento prévio que deve ser levado em consideração. Apesar de serem cinco etapas, o Arco de Maguerez demanda um planejamento voltado para interação mais próxima entre professor – aluno – comunidade, de modo que todos são envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Como forma de complementar a metodologia do Arco, os alunos elaboram um jogo sobre Química Orgânica, buscando vincularem as experiências vividas sobre o tema café com conceitos teóricos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-07-2021
Como Citar
DOS SANTOS, T. L.; MARQUES, F. C.; RODRIGUES JUNIOR, E.; MADUREIRA SILVA, J. C. PROBLEMATIZAÇÃO A PARTIR DO ARCO DE MAGUEREZ: PRODUÇÃO DE CAFÉ COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v5i1.11627. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11627. Acesso em: 5 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR