A ABORDAGEM CTSA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.11608

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Sequência didática, Abordagem CTSA, Cidadania

Resumo

Com o objetivo de tornar o ensino de Ciências mais significativo para a vida dos alunos e contemplar aspectos amplos, como a formação cidadã e as relações entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, preconiza-se uma abordagem de ensino que tem como foco o desenvolvimento das inter-relações entre esses elementos. Portanto, o intuito deste artigo é apresentar os resultados de um estudo que analisou como a abordagem CTSA, desenvolvida por meio de uma sequência didática, pode contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos, valores, atitudes e habilidades. A sequência didática foi desenvolvida com 24 alunos de uma escola municipal em Araucária-PR, caracterizando-se como uma pesquisa de intervenção pedagógica de natureza qualitativa. Os dados apontam que a proposta de ensino permitiu aos alunos participar ativamente do processo de construção do conhecimento. Por meio das discussões, foram desenvolvidos conhecimentos, valores, atitudes e habilidades que são elementos essenciais para o exercício da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Godoi Maestrelli, Prefeitura Municipal de Araucária e de Curitiba

Pedagoga e Mestre em Educação em Ciências e em Matemática.

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Possui graduação em Ciências Habilitação, mestrado em Educação e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, CTS e Alfabetização Científica e Tecnológica.

Downloads

Publicado

01-03-2021

Como Citar

MAESTRELLI, S. G.; LORENZETTI, L. A ABORDAGEM CTSA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i1.11608. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11608. Acesso em: 14 jul. 2024.