A ABORDAGEM CTSA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.11608Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Sequência didática, Abordagem CTSA, CidadaniaResumo
Com o objetivo de tornar o ensino de Ciências mais significativo para a vida dos alunos e contemplar aspectos amplos, como a formação cidadã e as relações entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, preconiza-se uma abordagem de ensino que tem como foco o desenvolvimento das inter-relações entre esses elementos. Portanto, o intuito deste artigo é apresentar os resultados de um estudo que analisou como a abordagem CTSA, desenvolvida por meio de uma sequência didática, pode contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos, valores, atitudes e habilidades. A sequência didática foi desenvolvida com 24 alunos de uma escola municipal em Araucária-PR, caracterizando-se como uma pesquisa de intervenção pedagógica de natureza qualitativa. Os dados apontam que a proposta de ensino permitiu aos alunos participar ativamente do processo de construção do conhecimento. Por meio das discussões, foram desenvolvidos conhecimentos, valores, atitudes e habilidades que são elementos essenciais para o exercício da cidadania.Downloads
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Publicado
01-03-2021
Como Citar
MAESTRELLI, S. G.; LORENZETTI, L. A ABORDAGEM CTSA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i1.11608. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11608. Acesso em: 18 fev. 2025.
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Artigos
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