Resolução de Problemas e Problemas Abertos: Uma Investigação no Ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.11370

Palavras-chave:

resolução de problemas, problemas abertos, estágio supervisionado, engajamento

Resumo

Este trabalho aborda uma investigação acerca da resolução de problemas no Ensino de Física no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado, realizado em uma turma do segundo ano do ensino médio, tendo como objetivo principal analisar o engajamento dos alunos em práticas de resolução de problemas. Os fracassos observados em avaliações baseadas em resolução de problemas demonstram a necessidade de se trabalhar este assunto em sala de aula por parte do professor e de toda a escola. Estudantes, sem uma preparação para tal, são incapazes de resolver problemas de lápis e papel e problemas abertos em física. A resolução de problemas abertos vai ao encontro de posições filosóficas que defendem uma postura mais ativa do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. Entre outros benefícios, a resolução de problemas contribui para o aprendizado da teoria, para dinamizar a aula e para formar cidadãos mais conscientes do mundo ao seu redor e do impacto de suas ações nele, inclusive fora de sala de aula. Conclui-se então que a resolução de problemas, principalmente os abertos, é uma ferramenta útil em vários aspectos no processo de ensino-aprendizagem, além de ser de baixo custo material, ou seja, não demanda a presença de grandes recursos, podendo ser trabalhada em praticamente qualquer escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ubiratãn José Furtado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Física, sub-área Física Nuclear e de Hádrons, e mestre em Física, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Pós-doutorado no LPC (Laboratoire de Physique Corpusculaire) em Caen, França, 03/2018-02/2019. Atualmente cursando Física-Licenciatura na UFSC, nono semestre.

André Ary Leonel, UFSC

Licenciado em Física, com mestrado e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é professor adjunto no Departamento de Metodologia de Ensino desta mesma instituição. Participa do grupo de pesquisa COMUNIC da UFSC. Orienta no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da UFSM; e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física e na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais da informação e comunicação, alfabetização científica e técnica e física moderna e contemporânea. É subcoordenador do laboratório de novas tecnologias (LANTEC) da UFSC.

Downloads

Publicado

11-09-2020

Como Citar

FURTADO, U. J.; LEONEL, A. A. Resolução de Problemas e Problemas Abertos: Uma Investigação no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.11370. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11370. Acesso em: 18 set. 2024.