Avaliação do tempo de resposta de alunos do 5º ano do ensino fundamental na solução de operações básicas de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10874

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino Lúdico, Resolução de exercícios, Tuxmath

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com 20 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Macapá. Foi investigado o tempo de resposta dos alunos na solução de operações envolvendo adição, subtração, divisão e multiplicação. O objetivo foi comparar o aproveitamento dos alunos em duas situações: 1) uso do método tradicional (atividade realizada em sala de aula com 30 exercícios envolvendo adição, subtração, divisão e multiplicação) e 2) o uso do software Tuxmath (atividade realizada no laboratório de informática da escola a partir da execução de quatro rodadas do jogo Tuxmath). Em ambos os casos foram avaliados o tempo individual que os alunos precisaram para concluir as atividades e o índice de acerto em cada uma delas, de modo a permitir uma comparação estatística entre o tradicional e o lúdico. Os resultados indicaram que o tempo de resposta usando o jogo foi em média 60% menor que o obtido na atividade em sala e o aproveitamento 20% superior quando foi utilizado o jogo. Não foi identificada diferença desses parâmetros quanto ao gênero dos alunos. A partir dos resultados é possível inferir que o uso do software Tuxmath pode melhorar o raciocínio lógico e o tempo de respostas na execução de exercícios que envolvam as operações fundamentais em classes mistas do 5º ano do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinete Midões Bastos

Professora de Matemática da rede estadual de ensino no Amapá. Brasil.

Argemiro Midonês Bastos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá

Licenciado em Física (UFPA), Mestre e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia (UNIFAP). Líder do Grupo de Modelagem aplicada ao Ensino de Ciências. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – campus Macapá Áreas de interesse: Educação Ambiental, Física, Formação de Professores, Modelagem Ambiental. Contato: argemiro.bastos@ifap.edu.br

Downloads

Publicado

23-07-2020

Como Citar

BASTOS, M. M.; BASTOS, A. M. Avaliação do tempo de resposta de alunos do 5º ano do ensino fundamental na solução de operações básicas de matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.10874. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10874. Acesso em: 18 set. 2024.