Avaliação do tempo de resposta de alunos do 5º ano do ensino fundamental na solução de operações básicas de matemática
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10874Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino Lúdico, Resolução de exercícios, TuxmathResumo
O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com 20 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Macapá. Foi investigado o tempo de resposta dos alunos na solução de operações envolvendo adição, subtração, divisão e multiplicação. O objetivo foi comparar o aproveitamento dos alunos em duas situações: 1) uso do método tradicional (atividade realizada em sala de aula com 30 exercícios envolvendo adição, subtração, divisão e multiplicação) e 2) o uso do software Tuxmath (atividade realizada no laboratório de informática da escola a partir da execução de quatro rodadas do jogo Tuxmath). Em ambos os casos foram avaliados o tempo individual que os alunos precisaram para concluir as atividades e o índice de acerto em cada uma delas, de modo a permitir uma comparação estatística entre o tradicional e o lúdico. Os resultados indicaram que o tempo de resposta usando o jogo foi em média 60% menor que o obtido na atividade em sala e o aproveitamento 20% superior quando foi utilizado o jogo. Não foi identificada diferença desses parâmetros quanto ao gênero dos alunos. A partir dos resultados é possível inferir que o uso do software Tuxmath pode melhorar o raciocínio lógico e o tempo de respostas na execução de exercícios que envolvam as operações fundamentais em classes mistas do 5º ano do ensino fundamental.Downloads
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Publicado
23-07-2020
Como Citar
BASTOS, M. M.; BASTOS, A. M. Avaliação do tempo de resposta de alunos do 5º ano do ensino fundamental na solução de operações básicas de matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.10874. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10874. Acesso em: 18 set. 2024.
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Artigos
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