Peer Instruction e Just-in-Time Teaching e suas Atribuições ao Ensino de Química

Autores

  • Fabiana Machado e Silva Universidade Luterana do Brasil
  • Everton Bedin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10736

Palavras-chave:

Ensino de Química, Metodologias ativas, Estágio Supervisionado

Resumo

Considerando que é desafiador para um licenciando em Química durante a prática de estágio despertar no aluno a vontade de aprender por meio da ação autônoma e crítica, entende-se a necessidade de buscar ou aperfeiçoar estratégias que favoreçam a aprendizagem deste aluno no século das tecnologias. Neste desenho, o presente artigo tem por objetivo relatar a abordagem interacional das Metodologias Ativas Peer Instruction e Just-in-Time Teaching por meio do aplicativo Plickers, aplicadas em duas turmas de Ensino Médio da Rede Pública durante o desenvolvimento da prática de estágio. Para a implementação das metodologias, foram planejados planos de aulas com conteúdos de primeiro ano, sendo estes adaptados à duas turmas. Os dados coletados por meio da observação e do desenvolvimento da prática pedagógica, após analisados via teóricos da área, demonstraram a importância da utilização de metodologias ativas mais dinâmicas e tecnológicas para motivar o aluno, bem como identificar as dificuldades da administração destas à luz da formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Machado e Silva, Universidade Luterana do Brasil

Graduanda em Química Licenciatura pela Universidade Luterana do Brasil, Brasil.

Everton Bedin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Departamento de Química e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

28-07-2020

Como Citar

SILVA, F. M. e; BEDIN, E. Peer Instruction e Just-in-Time Teaching e suas Atribuições ao Ensino de Química. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.10736. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10736. Acesso em: 15 set. 2024.