História das Ciências e da Matemática, Educação Problematizadora e Epistemologias do Sul: para se pensar um ensino de ciências e de matemática

Autores

  • Zaqueu Vieira Oliveira UFABC
  • Márcia Helena Alvim UFABC

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10669

Palavras-chave:

Educação Problematizadora, Epistemologias do Sul, Pero Vaz de Caminha

Resumo

Neste artigo, apresentamos possíveis relações entre História das Ciências e da Matemática (HCM) e o pensamento de dois grandes intelectuais: Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos. Por um lado, utilizamos a HCM como forma de trabalhar as ideias freireanas de Educação Problematizadora (FREIRE, 1967; 1978) levando para as aulas um ensino que priorize a reflexão crítica e a construção histórica de conhecimentos que fazem parte da realidade dos estudantes, reflexão esta que pode tornar possível a ação do indivíduo frente aos problemas e às situações que a vida lhe impõe. Por outro lado, a abordagem selecionada permite que olhemos para a visão dos colonizadores numa tentativa de desconstruir seus discursos. Neste sentido, utilizamos o conceito de Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos (2011; 2013) como forma de refletir sobre a hegemonia intelectual e científica ocidental, buscando fazer-se perceber outras formas de saberes, e fomentando uma pluralidade epistemológica. A abordagem histórica nas aulas de ciências e de matemática da Educação Básica, aqui exemplificada com a Carta de Pero Vaz de Caminha, é colocada como uma possibilidade de promover um ambiente de constante reflexão acerca da produção dos conhecimentos científicos e matemáticos. Sendo assim, consideramos que a HCM no ensino, através das discussões sobre a complexidade histórica da construção e produção do conhecimento, articulada à proposta de ruptura ao eurocentrismo epistemológico, apresenta-se como uma possibilidade na formação cidadã para os diferentes âmbitos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zaqueu Vieira Oliveira, UFABC

Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC. Docente contratado da Universidade de São Paulo. Brasil.

Márcia Helena Alvim, UFABC

Docente do Centro de Ciências Naturais e Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC. Brasil.

Downloads

Publicado

23-09-2020

Como Citar

OLIVEIRA, Z. V.; HELENA ALVIM, M. História das Ciências e da Matemática, Educação Problematizadora e Epistemologias do Sul: para se pensar um ensino de ciências e de matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.10669. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10669. Acesso em: 18 jul. 2024.