Concepções de Professores da Rede Pública de Pernambuco sobre Feiras de Ciências: Reflexões a partir de uma Atividade Lúdica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10637

Palavras-chave:

Ensino fundamental., Educação pública., Dinâmica de grupo, Educação pública, Ensino por investigação

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência construída a partir de uma formação continuada sobre Feiras de Ciências, direcionada a professores de escolas públicas de Pernambuco. A pesquisa foi elaborada na forma de uma observação participante, e teve como instrumentação uma atividade lúdica coletiva, com o objetivo de examinar as concepções dos professores de redes municipais sobre Feiras de Ciências. No total, 210 professores de oito municípios participaram espontaneamente da formação. Por meio das discussões em torno de questionamentos divergentes presentes na dinâmica de grupo “Viagem Científica”, buscamos compreender as concepções sobre o planejamento, organização, acompanhamento e avaliação de projetos de feiras de ciências. Observamos que a maioria dos professores prioriza uma avaliação das Feiras baseada no processo de construção dos projetos e defende um monitoramento constante do progresso dos estudantes mesmo que isso comprometa parcialmente a autonomia dos participantes. Identificamos divergências nas concepções dos professores quanto ao seu papel como orientadores especialistas nos assuntos abordados nas feiras e também sobre os critérios para a escolha dos temas dos projetos – se seriam priorizados problemas locais ou de natureza mais geral. O estudo contribui ainda para contextualizar estas concepções sob a ótica do ensino por investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simão Dias Vasconcelos Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Titular do Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Observador da natureza desde criança, é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, e Doutor (D.Phil.) pela Universidade de Oxford (Reino Unido). Coordena projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Entomologia e Ensino de Biologia. Membro do Colegiado dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia e Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, nos quais orienta estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de Ensino por Investigação, Saúde e Biodiversidade, Entomologia, Produção e avaliação de Material Didático, Formação de Professores, Divulgação e Popularização da Ciência. Autor de resumos, trabalhos completos, artigos científicos e capítulos de livros na área de Ensino de Ciências. Revisor e editor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Membro de sociedades científicas nacionais e internacionais. Mantém cooperação com instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior. Possui experiência como parecerista ad hoc de agências de fomento e do Programa Nacional de Livros Didáticos. Atua diariamente na docência e tem como missão formar professores comprometidos com o ensino público crítico, reflexivo e transformador.

Kênio Erithon Cavalcante Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco “UFPE” (2002), Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco “UFRPE” (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco “UFPE” (2015). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Pernambuco e Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) da Associada UFPE com estudos e pesquisas no Impacto da Interiorização do Ensino Superior Público na formação de professores e na Produção e Avaliação de Recursos Didáticos para o ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Formação de Professores; Divulgação Científica “Feiras de Ciências”, Ensino de Biologia, Educação Básica Pública e Popularização do Conhecimento Científico.

Downloads

Publicado

10-09-2020

Como Citar

VASCONCELOS FILHO, S. D.; CAVALCANTE LIMA, K. E. Concepções de Professores da Rede Pública de Pernambuco sobre Feiras de Ciências: Reflexões a partir de uma Atividade Lúdica. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.10637. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10637. Acesso em: 18 set. 2024.