Concepções de Professores da Rede Pública de Pernambuco sobre Feiras de Ciências: Reflexões a partir de uma Atividade Lúdica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10637Palavras-chave:
Ensino fundamental., Educação pública., Dinâmica de grupo, Educação pública, Ensino por investigaçãoResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência construída a partir de uma formação continuada sobre Feiras de Ciências, direcionada a professores de escolas públicas de Pernambuco. A pesquisa foi elaborada na forma de uma observação participante, e teve como instrumentação uma atividade lúdica coletiva, com o objetivo de examinar as concepções dos professores de redes municipais sobre Feiras de Ciências. No total, 210 professores de oito municípios participaram espontaneamente da formação. Por meio das discussões em torno de questionamentos divergentes presentes na dinâmica de grupo “Viagem Científica”, buscamos compreender as concepções sobre o planejamento, organização, acompanhamento e avaliação de projetos de feiras de ciências. Observamos que a maioria dos professores prioriza uma avaliação das Feiras baseada no processo de construção dos projetos e defende um monitoramento constante do progresso dos estudantes mesmo que isso comprometa parcialmente a autonomia dos participantes. Identificamos divergências nas concepções dos professores quanto ao seu papel como orientadores especialistas nos assuntos abordados nas feiras e também sobre os critérios para a escolha dos temas dos projetos – se seriam priorizados problemas locais ou de natureza mais geral. O estudo contribui ainda para contextualizar estas concepções sob a ótica do ensino por investigação.Downloads
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Publicado
10-09-2020
Como Citar
VASCONCELOS FILHO, S. D.; CAVALCANTE LIMA, K. E. Concepções de Professores da Rede Pública de Pernambuco sobre Feiras de Ciências: Reflexões a partir de uma Atividade Lúdica. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.10637. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10637. Acesso em: 18 set. 2024.
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Artigos
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