Panorama da Literatura nas Ciências Naturais e na Biologia Acerca de Experiências Formativas Para a Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10632Palavras-chave:
Estudantes com Baixa Visão, Educação Inclusiva, Ensino Superior, Ensino de Ciências, Ensino de BiologiaResumo
O diálogo entre o ensino e o processo de inclusão é ainda um desafio para educadores e o corpo estudantil em questão. Dentre os estudantes com necessidades educativas especiais, aqueles com deficiência visual representam a maioria dos matriculados nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Entretanto, muitos professores apresentam dificuldades em desenvolver suas práticas de ensino voltadas para atender tal grupo estudantil. Nas áreas das Ciências Naturais e da Biologia, inclusive nos cursos de licenciatura, a reconhecida abstração presente em seus conteúdos requer a adoção de métodos de ensino que explorem essencialmente habilidades visuais, dificultando o entendimento por parte dos estudantes com deficiência visual em diferentes espaços formativos. A partir destas problemáticas, o presente estudo tem como objetivo identificar na literatura, nas áreas das Ciências Naturais e da Biologia, experiências formativas voltadas para a inclusão de estudantes com baixa visão em interface com o ambiente universitário. Três bases de dados foram consultadas durante o levantamento de 8 trabalhos (6 Artigos, 1 Dissertação e 1 Tese), ressaltando a escassez de trabalhos vinculados a experiências formativas para estudantes com deficiência visual quando relacionados à formação inicial, continuada e, principalmente, na atuação docente no Ensino Superior. Desta forma, com base nos resultados identificados é possível apontar a necessidade de mais investimentos para o desenvolvimento de modelos pedagógicos e experiências formativas adaptadas para os estudantes com baixa visão, potencializando assim a atuação docente nas áreas das Ciências Naturais e Biológicas, principalmente, quando se menciona a importância da inclusão desses estudantes em diferentes esferas, como é o caso do ambiente universitário.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06-08-2020
Como Citar
SILVA, D. dos S. da; LOPES, D. S. Panorama da Literatura nas Ciências Naturais e na Biologia Acerca de Experiências Formativas Para a Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual no Brasil. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.10632. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10632. Acesso em: 18 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR