Panorama da Literatura nas Ciências Naturais e na Biologia Acerca de Experiências Formativas Para a Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10632

Palavras-chave:

Estudantes com Baixa Visão, Educação Inclusiva, Ensino Superior, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia

Resumo

O diálogo entre o ensino e o processo de inclusão é ainda um desafio para educadores e o corpo estudantil em questão. Dentre os estudantes com necessidades educativas especiais, aqueles com deficiência visual representam a maioria dos matriculados nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Entretanto, muitos professores apresentam dificuldades em desenvolver suas práticas de ensino voltadas para atender tal grupo estudantil. Nas áreas das Ciências Naturais e da Biologia, inclusive nos cursos de licenciatura, a reconhecida abstração presente em seus conteúdos requer a adoção de métodos de ensino que explorem essencialmente habilidades visuais, dificultando o entendimento por parte dos estudantes com deficiência visual em diferentes espaços formativos. A partir destas problemáticas, o presente estudo tem como objetivo identificar na literatura, nas áreas das Ciências Naturais e da Biologia, experiências formativas voltadas para a inclusão de estudantes com baixa visão em interface com o ambiente universitário. Três bases de dados foram consultadas durante o levantamento de 8 trabalhos (6 Artigos, 1 Dissertação e 1 Tese), ressaltando a escassez de trabalhos vinculados a experiências formativas para estudantes com deficiência visual quando relacionados à formação inicial, continuada e, principalmente, na atuação docente no Ensino Superior. Desta forma, com base nos resultados identificados é possível apontar a necessidade de mais investimentos para o desenvolvimento de modelos pedagógicos e experiências formativas adaptadas para os estudantes com baixa visão, potencializando assim a atuação docente nas áreas das Ciências Naturais e Biológicas, principalmente, quando se menciona a importância da inclusão desses estudantes em diferentes esferas, como é o caso do ambiente universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Santana Lopes, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Mestre em Educação (UFBA). Licenciando em Pedagogia (UNIFACS) e Biologia (UFBA), além de Especialista na Formação de Professores em Letras/Libras (UNEB).

Downloads

Publicado

06-08-2020

Como Citar

SILVA, D. dos S. da; LOPES, D. S. Panorama da Literatura nas Ciências Naturais e na Biologia Acerca de Experiências Formativas Para a Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual no Brasil. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.10632. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10632. Acesso em: 18 set. 2024.