Indícios de Aproximações entre a Educação Ambiental e a Divulgação Científica no Livro Como Chegamos até Aqui

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10607

Palavras-chave:

Textos de Divulgação Científica, Saúde Pública, Ensino de Ciências

Resumo

O presente artigo versa acerca da Divulgação Científica e da Educação Ambiental como modo de qualificar a construção do conhecimento científico e promover a formação de leitores com posicionamento crítico em contexto escolar. Para tanto, realizamos uma análise qualitativa documental e o mapeamento de um dos capítulos do livro de Divulgação Científica Como chegamos até aqui, de autoria de Steven Johnson cujo título é Higiene. Com isso foi possível evidenciar as possibilidades didáticas para a sua utilização em sala de aula, com atenção especial para a Educação Ambiental como tema transversal. De modo geral, o livro aborda as inovações e os avanços tecnológicos que constituíram a sociedade atual e que tornaram a vida moderna possível. E, os resultados apresentados possibilitam visualizar que aliar a Divulgação Científica com a Educação Ambiental pode ser um modo de contextualizar questões sócio científicas com um olhar crítico e científico em contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Carolina Colpo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS (UFFS/Brasil), Bolsista CAPES/DS.

Judite Scherer Wenzel, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação nas Ciências pela Unijuí-RS. Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), (UFFS/Brasil).

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

COLPO, C. C.; WENZEL, J. S. Indícios de Aproximações entre a Educação Ambiental e a Divulgação Científica no Livro Como Chegamos até Aqui. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.10607. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10607. Acesso em: 18 set. 2024.